Membros das Cofis do Jurunas, Cremação e Condor tomam posse em cerimônia no Promaben

Tomaram posse na manhã desta sexta-feira, 6 de maio, os membros das Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) dos bairros do Jurunas, Cremação e Condor. A cerimônia foi realizada no auditório do Promaben/Tá Selado, no bairro da Condor. Logo após a posse, os membros da Cofis se dirigiram para a Travessa Quintino Bocaiúva para acompanhar a visita do prefeito Edmilson Rodrigues às obras do Conjunto Habitacional e Comercial que a Prefeitura está construindo na para o reassentamento de moradores e comerciantes remanejados de locais de obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

Os membros das Cofis terão mandato de dois anos. Na ocasião da posse, eles receberam uma carteira de identificação, assinada pelo prefeito Edmilson Rodrigues, dando a eles o poder para, em nome da população, fiscalizar as ações, obras e serviços de engenharia previstos e em execução pelo Promaben em seus bairros.

O coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, afirmou que a gestão do prefeito Edmilson Rodrigues é pautada na participação popular e por meio das Cofis “automaticamente a população ganha voz e autonomia pra participar do processo desde o início da obra até o momento de ser realmente entregue à população”.

Rodrigo Rodrigues disse ainda que “hoje o prefeito pode acompanhar a evolução e a tecnologia utilizada na obra do Conjunto Habitacional e Comercial”, destacando que “mesmo no inverno amazônico, com chuvas, a gente tem tido uma boa evolução e após esse período de chuvas a gente vai ter uma evolução muito maior”. E anunciou a criação de um calendário de visitas às obras com a participação do prefeito e das Cofis “pra fazer com que o andamento das obras ainda seja ainda mais eficiente”.

O coordenador do Fórum Permanente de Participação Popular Tá Selado, Marquinho Silva afirmou que se cumpriu mais uma etapa do processo de participação popular da Prefeitura da nossa gente. “Foram eleitas todas as Cofis do Jurunas, Condor e Cremação. Todas as Cofis das obras do Promaben estão completas. Hoje foram empossadas, receberam sua carteirinha, já encontraram com o prefeito e a partir de agora o trabalho vai ser contínuo”.

Com as carteirinhas, os membros das Cofis terão acesso às obras para realizar a fiscalização. “A Cofis tem o poder de pedir até a paralisação da obra se for detectado que algo não está dentro do projeto”, informou Marquinho Silva.

O assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa, considerou a posse dos membros das Cofis uma vitória. “A comunidade está de parabéns. Agora temos uma Cofis de cada bairro, do Jurunas, da Condor e da Cremação para fiscalizar, dar atenção no controle social de todas as obras da Prefeitura de Belém por meio do Promaben. Os governos passam, mas as obras e os moradores ficam”.

Weliton Paes, conselheiro da Cidade, membro da Cofis do Jurunas, vai acompanhar a obra do habitacional e a reforma do novo complexo do Jurunas do qual é administrador. “Vamos acompanhar de perto essas obras e o povo precisa dessas obras porque o povo do Jurunas é um povo sofrido”, afirmou.

O Tá Selado vai realizar um encontro com todos os membros das Cofis, com a participação de representantes do Promaben e de responsáveis pelas obras. Todos os membros das Cofis vão receber cópias dos projetos e todas as informações sobre a obra para que eles tenham total conhecimento para fiscalizar.

Cada Cofis é constituída por 10 conselheiros da Cidade e cinco suplentes por bairro e sete moradores e três suplentes por cada obra nos bairros. Os conselheiros da Cidade foram escolhidos em assembleias do Fórum Permanente de Participação Cidadã – Tá Selado e o moradores em eleição direta em assembleia de moradores dos locais de obras.