Crianças aprendem brincando o perigo de diversão na obra

Os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Nestor Nonato, no bairro do Jurunas, foram liberados das aulas e tiveram uma tarde de muita diversão e brincadeiras, nesta sexta-feira, 6 de maio. E foi assim, brincando, que eles aprenderam uma lição muito séria. Não se deve procurar diversão em locais de obras. O recado foi dado pela Prefeitura de Belém que promoveu na escola o evento “Diversão na obra, perigo toda hora”, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estada Nova (Promaben).

A escola Nestor Nonato foi escolhida para a realização do evento por ficar próximo do local onde estão sendo construído pela Prefeitura, por meio do Promaben, o Conjunto Habitacional e Comercial, no bairro da Condor, obra que já foi invadida por crianças e adolescentes para empinar pipas no local.

“As equipes Social e Ambiental do Promaben, ao tomar conhecimento do fato, logo agiram realizando várias conversas com a empresa responsável pela obra e envolvendo as famílias da área através de visitas e abordagens sobre a ocorrência”, relatou a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Pena.

Ela contou que foram realizadas atividades com crianças e jovens em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) do Jurunas. “A atividade de hoje é a culminância deste trabalho, que envolveu de forma estratégica a Escola Municipal Nestor Nonato. Contando com o apoio dos educadores envolvemos crianças e adolescentes em atividades educativas trabalhando a colaboração dos mesmos no que se refere ao perigo que eles correm ao entrar no canteiro de obras”.

Os 300 alunos do 5º ao 9º ano se divertiram para valer com a encenação de uma peça teatral pelo grupo de palhaços “Nós, pernaltas”, ao mesmo tempo em que aprendiam que em obras tem trator, tem buraco. “É um local muito perigoso”, alertou o técnico de Segurança no Trabalho do Promaben, João Pina que deu uma palestra para os estudantes.

O subcoordenador de Engenharia do Promaben, Arthur Amaral, considerou o evento muito importante, “porque nós estávamos tendo problema com crianças e adolescentes que iam buscar pipa na obra. E essa ação é importante porque a gente mostra pra eles o perigo que é brincar dentro de uma obra”. Ele afirmou ainda que acredita que “através dessa conscientização dinâmica eles mesmos vão levar pra casa essa informação de não brincar na obra e escolher outro lugar para se divertir”.

Os estudantes assistiram ainda sessões de cinema ambiental e participaram de brincadeiras como Tabuleiro (Trilha), na qual em um grande tabuleiro no chão, as crianças viram os pinos no jogo, com a participação dos pais. Também participaram do jogo da Coleta Seletiva, Livro de Colorir, Jogo da Memória e o do Mural “Mundo que eu tenho, mundo que eu quero”.

A atividade foi mais um passo importante do trabalho socioambiental previsto no Promaben. Foi também uma oportunidade para a área Social divulgar seus serviços que contam com o plantão social que estará acontecendo no canteiro de obras a partir de quarta-feira, dia 11/05.