Estudantes do Instituto Federal do Pará visitam Obra do Canal de Descarga

Estudantes do campus de Tucuruí do Instituto Federal do Pará visitaram a Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (UCP/Promaben), nesta quinta-feira, 15, para conhecer o programa e as obras de saneamento em andamento.

Pela manhã os alunos participaram de uma discussão sobre as obras com o engenheiro do Programa, Igor Campos, em seguida, visitaram as obras do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar.

Os estudantes também conheceram os planos da Prefeitura para atualizar as redes de drenagem da Bacia da Estrada Nova, a maior e mais densamente ocupada de Belém.

Técnicas e teorias aliadas

Para o concluinte do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental, Leandson Rodrigues,  25 anos, poder observar na prática como funcionam as técnicas e teorias estudadas é uma oportunidade única.

“O saneamento ainda é muito negligenciado pelos gestores e lutar para que a população tenha acesso a esses mecanismos, capazes de melhorar a qualidade da saúde pública de toda uma população é muito importante. É isso que essa obra vai trazer para essa população, a melhoria da qualidade de vida”, afirmou o estudante.

Outra que também se impressionou com a capacidade da obra foi a estudante do oitavo semestre, Eduarda Lopes, 24 anos. “A gente achava que ia encontrar uma obra de menor porte por causa das dificuldades de implementar uma obra dessas no meio de uma área já muito ocupada, com todos os problemas que mexer com essa população causaria, mas estamos impressionados com o tamanho do canal e com a capacidade de atendimento dele”, relata.

“Esse tipo de visita é uma oportunidade de apresentar uma obra com capacidade operacional e em conformidade com normas técnicas e legislação vigente, explicando a atuação do Promaben nos projetos e obras de grande porte que a prefeitura vem realizando, todos relacionados ao saneamento, com o objetivo de melhorar os índices de coleta e tratamento de esgotamento sanitário e controle de alagamentos, principalmente”, explica o engenheiro do Promaben, Igor Campos.

Polo de difusão de conhecimento

Transformar as obras em polo de difusão de conhecimento também é uma preocupação do coordenador-geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues. “Como professor, um grande desafio para mim sempre foi apresentar aos estudantes obras capazes de abrir suas visões técnicas ainda no período de formação acadêmica. Assim, sempre que possível estaremos de portas abertas para as instituições de ensino. Uma forma da Prefeitura de Belém ir mais além dos benefícios das obras, tornando-se também polo de qualificação de futuros profissionais.      O Canal de Descarga da Caripunas Beira é a maior obra de drenagem realizada nos últimos 15 anos, e teve investimento de mais de 30 milhões de reais. O canal entrega, além de um sistema de drenagem, que vai escoar águas pluviais de cinco quilômetros, um espaço de convivência para comunidade do entorno com praça, equipamentos de ginástica e paisagismo. O prazo para entrega da obra é o aniversário de Belém, 12 de Janeiro.