Definidas áreas para construção de escolas e creches na Condor e Jurunas

A Prefeitura de Belém já definiu os locais onde vão ser construídas escolas-creche nos bairros do Jurunas e na Condor, atendendo a demanda aprovada pelos conselheiros do Tá Selado desses bairros, no ano passado. Representantes da Secretaria Municipal de Educação (Semec), do Tá Selado e do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) fizeram uma visita técnica, nesta quinta-feira, 7 de abril e aprovaram os terrenos para a construção dos equipamentos de educação infantil e fundamental.

“Os terrenos estão localizados em áreas que têm demanda represada de alunos e têm as medidas apropriadas para a construção de uma escola de tempo integral que é uma das vertentes do Governo da nossa gente. Nós estamos acertando já os últimos detalhes com o Promaben pra concessão dos dois terrenos”, afirmou o diretor do Departamento de Manutenção da Semec, Alex Nascimento

No bairro da Condor, em um terreno localizado próximo do conjunto Radional, será construída uma Escola Municipal de Educação Infantil, com uma creche. No bairro do Jurunas será construída uma Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental que também terá creche, num terreno localizado ao lado do Complexo do Jurunas, na Avenida Bernardo Sayão.

A Semec vai fazer o levantamento de demandas nas duas áreas e até o segundo semestre os projetos deverão ser apresentados ao prefeito Edmilson Rodrigues e seguir para o processo licitatório para a construção dessas duas unidades.

O coordenador do Tá Selado, Marquinho Silva avaliou a visita como muito positiva porque. “Isso mostra que o prefeito Edmilson Rodrigues tem compromisso com a participação popular e garante que aquilo que a comunidade aprova através do Tá Selado, o governo vai fazer como compromisso prioritário”. Ele anunciou que depois que a cessão dos terrenos já estiver feita o prefeito Edmilson Rodrigues deve fazer uma visita a essas áreas, junto com os conselheiros e conselheiras para anunciar para a comunidade “mais um benefício conquistado pelo povo através das assembleias populares”.

“Saneamento não é só obras de infraestrutura. Ele tem dimensões maiores, envolve educação e saúde diretamente. E a partir do momento que a gente vem com um programa como o Promaben que vem na tentativa, na busca de alterar essa realidade, que é a ausência de saneamento em algumas áreas, é necessário que além disso a gente ultrapasse essas dimensões e faça uma integração com as demais secretarias”, afirmou o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

O Promaben, além de oferecer os terrenos também vai contribuir também com assessoria técnica nas etapas de licenciamento e licitação. A Semec vai construir as escolas-creche.