Tá Selado elege conselheiros para Cofis da Condor

Em assembleia Geral do Fórum Permanente de Participação Cidadã – Tá Selado, realizada às 19h, no auditório do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), foram eleitos nesta terça-feira, 4 de abril, os 10 conselheiros e cinco suplentes para a Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do bairro da Condor.

A Cofis da Condor será composta ainda por sete moradores e três suplentes (escolhidos entre os futuros moradores do conjunto Habitacional) que serão eleitos nesta quinta-feira, dia 7 de abril, em votação direta que também acontecerá no Promaben, às 19h.

Os eleitos terão um mandato de dois anos. A Cofis da Condor será responsável pela fiscalização das obras do Conjunto Habitacional e Comercial que a Prefeitura está construindo, por meio do Promaben, na Travessa Quintino Bocaiúva para abrigar família remanejadas de áreas de obras.

Os conselheiros eleitos para a Cofis estão entusiasmados. “A ideia é contribuir com dedicação, com fiscalização e ajudar. Representar a população do nosso bairro da nossa cidade e quem sabe até servir de exemplo pra outras prefeituras do nosso estado”, diz Cleiton Luiz Ferrão.

Mário Vinicius Pimentel, o Branco da Condor, diz que “a expectativa é que tudo que está em acordo dentro do projeto previsto para a Bacia da Estrada Nova seja feito agora. Outros governos anteriores não conseguiram terminar essa obra, mas eu acredito que o governo do prefeito Edmilson Rodrigues concluirá. Se Deus quiser essa obra agora vai sair e nós vamos fiscalizar”.

A eleição das Cofis dos bairros da Jurunas, Condor e Cremação, onde a Prefeitura está realizando obras de saneamento, infraestrutura urbana e habitacional e comercial, por meio do Promaben, está sendo coordenada pelo Tá Selado junto com o Promaben. No dia 8 de abril serão escolhidos os conselheiros que vão compor a Cofis do Jurunas e, no dia 14, os moradores. A Cofis da Cremação será eleita no dia 12 de abril.

“A primeira Cofis tirada no Governo da nossa gente é a daqui da Condor, numa votação tranquila. Os conselheiros estão preparados para fiscalizar as obras que a Prefeitura de Belém está fazendo, por meio do Promaben. As administrações passam, as comunidades e as obras ficam. Então agora o povo vai fiscalizar o que é seu”, afirma o coordenador do Tá Selado e assessor de Relações Comunitárias do Promaben, Benedito Costa.

Para Marquinho Silva, também coordenador do Tá Selado, as Cofis “consolidam a participação popular no Governo da nossa gente. “Cada obra, cada ação da Prefeitura terá uma Cofis para o povo acompanhar e fiscalizar”, afirma. Segundo ele, a eleição das Cofis demonstra uma mudança de direção e de encaminhamento no Promaben que até bem pouco tempo não admitia a participação da população. “Hoje o Promaben abriu as portas para a comunidade com a eleição das Cofis. É uma grande mudança que mostra a cara do governo democrático e com controle social”, complementa.

No dia 19 de abril, os membros das Cofis vão participar de uma capacitação. Está prevista ainda, para o dia 25 de abril, uma visita deles às obras do Conjunto Habitacional e Comercial, no bairro da Condor, e do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, no bairro do Jurunas. Na ocasião, serão entregues as carteiras de membros das Cofis, assinadas pelo prefeito Edmilson Rodrigues.