Coordenador Geral do Promaben faz palestra no Tá Selado

A Unidade Coordenadora do Promaben – UCP/Promaben sediou duas plenárias semipresenciais do Tá Selado, em junho. A primeira foi a plenária dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, realizada no dia 11. Neste dia 30, foi realizada a plenária sobre Saneamento e Meio Ambiente que teve como um dos palestrantes o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues que falou sobre os desafios de investir em saneamento em Belém. O Tá Selado é o fórum permanente de participação cidadã da Prefeitura de Belém.

“Com o baixo nível de investimentos em saneamento nos últimos 16 anos, Belém hoje se encontra entre as maiores cidades do Brasil, com as piores condições de saneamento básico”, afirmou Rodrigo Rodrigues. Segundo ele, o desafio hoje é vencer os passivos deixados pelas administrações passadas. Mas o Promaben recebeu sinal positivo do Banco Interamericano de Desenvolvimento e o Projeto social vem desenvolvendo ações junto à população por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária, destacou.

Para a coordenadora Adjunta do Promaben, Victória Veras, “o desafio agora é a gente conseguir transformar essas demandas da sociedade em ações no nosso PPA (Plano Plurianual) e melhorar não só a questão do saneamento ambiental, mas também melhorar a questão social”.

“É muito tempo de abandono e as pessoas precisam falar e serem ouvidas. Acredito que o resultado dessa plenária e as propostas sejam contempladas no nosso planejamento de governo”, afirmou a subcoordenadora Social, Regina Penna.

Mais de 700 pessoas participaram da plenária sobre Saneamento pela internet e em mais de 70 pontos de transmissão espalhados por toda a cidade. Um grande número de funcionários participou da plenária no ponto que funcionou na Unidade Coordenadora do Promaben – UCP/Promaben.

Segundo o assessor especial da Prefeitura junto ao Promaben, Benedito Costa, o Bené do Jurunas, que também é um dos coordenadores do Tá Selado, “a aceitação está muito grande. Nós estamos aí com quase 20 mil pessoas num debate para construir o PPA. É a radicalização da participação popular”.

O assessor da Subcoordenadoria Jurídica, Paulo Lima, destacou a importância da plenária para a democracia “e ainda mais para o escopo do nosso projeto que é o saneamento. Acredito que traz pra nós a perspectiva de ver a importância do Promaben”.