Integrantes da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do bairro da Condor reuniram-se na noite desta quarta-feira, dia 10, para aprofundar as informações sobre a construção do Conjunto Habitacional e Comercial que a Prefeitura de Belém está construindo naquele bairro, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben. Os engenheiros e técnicos da construtora responsável pela obra, do Promaben e da Prefeitura apresentaram as plantas, mapas e outras informações referentes à obra aos moradores durante a oficina de formação dos integrantes da Cofis da Cremação, realizada no auditório do Anexo II do Promaben.
Como futuros moradores do conjunto, a maioria dos integrantes da Cofis da Condor tem interesse especial em acompanhar a obra e avaliar a qualidade do trabalho realizado. A dona de casa, Arlete Silva dos Santos, de 45 anos, uma das fiscais ficou satisfeita com as informações. “Eu achei muito bom, porque como participante da Cofis, pude aprender sobre os projetos que estão acontecendo no nosso bairro e agora eu tenho mais informações para poder fiscalizar a obra de maneira adequada”, avalia a moradora.
A socióloga Fátima Catunda, da equipe chave do Promaben, relata que essa dinâmica de informação para a Cofis torna a visualização da obra e dos serviços de forma macro. “É muito, muito importante a gente trabalhar com mapas, uma verdadeira cartografia social, porque oportuniza, que, no caso específico dos conselheiros de fiscalização de obras e serviços, eles se vejam e vejam seu território cotidiano de moradia como também vejam a obra, localizada dentro dessa realidade das famílias afetadas com os mapas”, aponta a socióloga.
Ela aponta ainda que, com os mapas e plantas da obra, os conselheiros podem visualizar melhor como será o Conjunto Habitacional e Comercial. “A parte do mapa é muito importância nesse trabalho social para que se tenha uma visão geral do controlo social que é o papel deles de fiscalizar a obra e também uma visão geral da área que está sendo construída para abrigar essas famílias”, afirma Fátima Catunda.
Este é a segunda oficina de formação para os conselheiros e membros das Cofis dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. Nesta semana, foram os conselheiros da Cofis bairro da Condor, na semana passada a formação atendeu os conselheiros da Cofis do Jurunas e na semana que vem, no dia 17, será a vez dos conselheiros da Cofis da Cremação a participarem da formação das Cofis que está sendo realizada pela Prefeitura de Belém por meio do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado e do Promaben.