Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar será entregue em abril

O ritmo das obras do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar é acelerado. A obra começa a sair de próximo ao rio Guamá e agora avança em direção à Avenida Bernardo Sayão onde será construído o Poço de Visitação (PV) da Caripunas, o maior a ser feito para esta obra até agora. Esta semana, a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), vai interditar o trânsito no trecho da Avenida Bernardo Sayão com Rua dos Caripunas para dar início à obra.

“É esse poço que fará o desvio das águas de chuva que vêm da Fernando Guilhon até a Caripunas, das águas que vem da Veiga Cabral até a Caripunas e das águas da própria Caripunas. Todo esse volume de água de chuva vai se encontrar exatamente nessa esquina e serão desviadas para o Canal de Descarga”, explica o engenheiro Augusto Monteiro, fiscal de Obra do Promaben.

Para que essa região pudesse ser interditada, outra foi liberada como alternativa ao trânsito. “A esquina da Rua dos Timbiras com a Avenida Bernardo Sayão, anteriormente interditada para a construção de um outro poço de visitação, já está liberada para carros leves e pesados”, informa Augusto.

A obra é atualmente a construção de maior importância para o saneamento de Belém. Ela foi iniciada em 2019, com prazo de entrega para 2020. Mas, ao assumir a prefeitura em janeiro de 2021, o Governo da Nossa Gente foi surpreendido ao descobrir que o projeto estava incompleto e a obra estava praticamente abandonada.

“O investimento de R$ 27 milhões seria perdido se a obra fosse concluída do jeito que estava no projeto, porque ela não contemplava as comportas que garantem a manutenção da água do rio para fora da cidade em caso de maré cheia. O Canal de Descarga seria um elefante branco”, explica o Coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues. Felizmente a nova equipe técnica do Promaben percebeu a tempo o erro do projeto que foi corrigido e as obras retomadas.

Os moradores da Avenida Bernardo Sayão, vizinhos à obra, esperam agora com ansiedade a entrega do Canal de Descarga para a reorganização do complexo viário da região e a volta à normalidade do trânsito e da vida de todos na área.