Representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) estiveram em Belém para visitar e inspecionar as obras de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova nas sub bacias 3 e 4. A equipe, composta pelo analista Lincoln Brando, o gerente Pedro Passos e o advogado Pedro Cozzolino foi recebida, na tarde de ontem, 1, na sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (PROMABEN), onde foi realizada uma apresentação sobre o andamento das obras, novas proposições de metas e cronogramas de execução dos serviços.
Na manhã desta sexta-feira, 02, os representantes do banco visitaram as obras do Canal da 3 de Maio, localizada na sub-bacia 3 e as obras da Av. Bernardo Sayão, na sub-bacia 4, acompanhados pelos subcoordenadores de engenharia, ambiental e equipe social, além de engenheiros da empresa contratada.
Na avaliação do analista Lincoln Brando, as obras seguem em ritmo satisfatório. “Agora nós vamos avaliar a nota técnica que nos será apresentada sobre mudanças do escopo do projeto e discutir questões relacionadas à conclusão das obras de forma a garantir a funcionalidade”.
Segundo Ricardo Chaves, representante do PROMABEN, a vinda do banco foi satisfatória, no sentido de viabilizar a reprogramação do programa. “O Município encaminhará ainda em dezembro uma nota técnica para a reprogramação e solicitação de prorrogação de prazo para utilização dos recursos financeiros”, explicou.
As obras financiadas pelo BNDES na Bacia da Estrada Nova foram retomadas em 2015 e estão com 45% de projeto executado. O projeto conta com a implantação de infraestrutura de saneamento, de micro e macrodrenagem e urbanização.
Por Melissa Noguchi