Após inspeção técnica às obras de infraestrutura da Prefeitura de Belém nos bairros do Jurunas, Cremação e Condor, realizada entre os dias 12 e 16/06, técnicos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia as obras, elogiaram o desempenho da Unidade Coordenadora do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (UCP/Promaben), executora do Programa.
No dia 13/06, eles visitaram as obras de construção do Conjunto Habitacional e Comercial, no bairro da Condor; e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), no Jurunas; e as obras de reforma da Unidade de Referência de Vigilância de Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet), no bairro da Cremação; e do prédio da nova sede do Promaben, na Cidade Velha.
A equipe do BID, formada pelo especialista e Saneamento, Tiago Pena Pereira, pela especialista Social/ESG, Sara Macedo e Wesney Nogueira Bazilio, associado em Operações, também avaliou como positivo o trabalho Social do Programa que vem avançando na execução do Plano Específico de Reassentamento (PER), instrumento normativo do Banco, construído com a participação dos moradores, que garante as compensações que neutralizam as perdas para as famílias afetadas.
A Subcoordenação Social do Promaben, com o apoio do Consórcio TPF/Synergia, por meio do Escritório de Gestão Participativa – EGP, oferece todo o apoio necessário aos moradores das áreas afetadas pelas obras.
O Promaben também realiza ações complementares como o fortalecimento da organização e participação dos moradores e moradoras das áreas afetadas por meio das Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços – Cofis.
As recomendações do Banco foram acolhidas pela equipe técnica do Promaben que teve, mais uma vez, uma avaliação positiva do Banco que reconheceu os avanços alcançados, destacando a articulação com o governo municipal por meio de seus órgãos e o prefeito Edmilson Rodrigues pelo seu compromisso em garantir direitos e dignidade ao povo de Belém.
“Em mais uma missão periódica de supervisão, saímos com avaliação positiva. O BID elogiou a evolução a sistemática de gestão do Programa, demonstrando que as ações sociais e ambientais estão de acordo com suas políticas, assim como a condução das aquisições”, afirmou o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.
Segundo ele, “o Banco considera que esse momento é um diferencial do Promaben, onde temos o controle e a garantia de seguirmos adiante com eficiência”.