Ação alerta pais sobre os riscos de crianças perto de obras

A atividade teve o objetivo de sensibilizar e mobilizar as crianças e os pais para os perigos de utilização do canteiro de obras como espaço para diversão, brincadeira e lazer

Uma das coisas mais saudáveis para uma criança é a possibilidade de brincar, se divertir. Mas todo cuidado é pouco nestes momentos. Pensando nisso, a Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova (Promaben), realizou a ação “Diversão na obra. Perigo toda hora”, na manhã deste sábado, 11, para os moradores dos arredores das obras no canal da 3 de maio.

A atividade teve o objetivo de sensibilizar e mobilizar as crianças e os pais para os perigos de utilização do canteiro de obras como espaço para diversão, brincadeira e lazer, além de apresentar os transtornos da obra e os trabalhos feitos para a redução dos mesmos. 

“É muito comum a gente ver crianças brincando próximo ao canal da 3 de maio, no meio dos maquinários da obra e é muito perigoso”, explica a coordenadora ambiental do Promaben, Cynthia Linhares

“É muito comum a gente ver crianças brincando próximo ao canal da 3 de maio, no meio dos maquinários da obra e é muito perigoso. Por isso, estamos alertando os pais sobre os riscos de acidentes nesta área. As obras atingem, em média, 15 mil pessoas e todas precisam se conscientizar dos perigos de trafegar próximo às máquinas”, explicou a coordenadora ambiental do Promaben, Cynthia Linhares.

A ação educativa contou com apresentação de teatro, jogos, palestras e distribuição de brindes para as crianças.

O pequeno Henrique Ramos, de nove anos, disse que agora não vai mais brincar perto da obra, vai levar os amigos para mais perto de casa

O pequeno Henrique Ramos, de nove anos, disse que agora não vai mais brincar perto da obra. “Vou falar para meus amigos para gente brincar em casa e não mais na rua, pois pode acontecer um acidente e temos que ter cuidado”, avaliou.

“As crianças brincam muito perto das máquinas, na beira do canal, graças a Deus não houve acidente. Os pais precisam se conscientizar mais. Vejo crianças brincando tarde da noite é um perigo”, disse o morador LuÍs Moreira de 74 anos.

Esta foi a segunda ação para alertar pais e crianças sobre esses cuidados importantes. A dona de casa Jacqueline Santos, de 34 anos, tem três filhos e gostou da iniciativa. “Muito bom esse assunto ser debatido, muitas vezes não pensamos nesse perigo para nossos filhos. Vou ter mais cuidado a partir de agora”, disse ela.

Por Priscylla Gester