Com o retorno das obras do Canal de Descarga da Caripunas Beira Mar e dos Poços de Visita na Travessa Timbiras e na Rua dos Caripunas, o Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – deve solucionar vários problemas que tem atrapalhado a vida dos moradores da Avenida Bernardo Sayão até dezembro deste ano. As obras, iniciadas em novembro de 2019, têm gerado muito descontentamento por causa da interrupção do fluxo de veículos, poeira e alagamentos constantes.
O coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, lamenta que seis meses e o período com menos chuvas da nossa região tenham sido perdidos em gerência e reorganização de pendências deixadas pela gestão anterior.
“A empresa que ganhou a licitação para realizar a obra não conseguia comprovar para a nossa gestão que era capaz de gerir o volume de pagamento que estava solicitando. Além disso, a gestão passada deixou três meses de pagamento atrasado”, conta Rodrigo Rodrigues.
Após auditoria realizada por equipes do Promaben e da Segep – Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão, os pagamentos foram regularizados, mas a gestão do Promaben decidiu agora deixar a empresa num período de avaliação.
“Entendemos que as obras da Sub 1, já estão impactadas há anos, desde o Promaben I, e a gente tomou a decisão que é colocar a empresa construtora nesse verão em estágio probatório, se ela render evolução de obra nesses três meses, a gente mantém o contrato e a previsão de finalização da obra para o final do ano. Se a empresa não atender as expectativas do Promaben, da Fiscalização, da Engenharia, nesse período, nós vamos promover o distrato e aproveitar o inverno, em que teria um volume de obras menor, para chamar a segunda empresa, ou fazer uma nova licitação para finalizar essa obra”, aponta o coordenador
Rodrigo Rodrigues explica ainda que essa decisão foi tomada após uma conversa da equipe de engenheiros do Programa com a empresa e a questão do cronograma da obra. “Nós queremos finalizar a obra do Canal de Descarga, dos Poços de Visitação na Caripunas e Timbiras até o final do ano e liberar o tráfego na Bernardo Sayão naquele trecho que já está impactado há muito tempo trazendo prejuízo para a população”, enfatiza.
Conversa com a Comunidade – O retorno das obras causou algumas desconfianças na população do entorno que usou as redes sociais para se manifestar sobre o assunto. Algumas reclamações de usuários relatam uma falta de conversa com a comunidade, mas o Coordenador Geral do Promaben, aponta que a Comissão de Acompanhamento de Obra (CAU), eleita para ser a voz da população nesses casos, não atendeu ao chamado para uma conversa. “Antes do retorno efetivo das obras, chamamos uma reunião com a CAO, no dia 25 de junho, e ninguém da comissão respondeu nosso chamado. Dessa forma fica difícil estabelecer um diálogo mais próximo”, relata Rodrigo Rodrigues.