Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

PROMABEN debate criação de comissão intersetorial

Representantes de diversos órgãos municipais e estaduais participaram da reunião do Promaben

A Prefeitura de Belém articula integração entre órgãos municipais e estaduais com o intuito de fortalecer instituições parceiras e promover a participação da comunidade no maior programa de saneamento da capital paraense – o Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben).

No dia 29/03, o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, reuniu-se virtualmente com representantes de órgãos municipais e estaduais para tratar da criação da Comissão Intersetorial das Ações do Projeto Social do Promaben (Cinben).

Constituído pelo Projeto de Participação Comunitária (PPC), Projeto de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) e Projeto de Comunicação Social (PCS), o Projeto Social faz a interlocução com a população e tem entre suas metas o fortalecimento institucional.

“Nosso objetivo é promover um planejamento integrado e participativo para fortalecer a gestão e os serviços das instituições para o gerenciamento urbano e ambiental”, afirma Rodrigo Rodrigues.

Para a coordenadora Adjunta, Victória Veras, “as ações de integração com as secretarias fortalecem as atividades a serem desempenhadas com a comunidade”.

O Projeto Social vai incentivar a sustentabilidade ambiental com a participação da comunidade por meio de palestras, cursos, oficinas e capacitação profissional.

Participaram do encontro representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente (Semma), de Habitação (Sehab), de Educação (Semec), Urbanismo (Seurb), de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel) e de Saúde (Sesma), Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), Fundação Cultural do Município de Belém (Funbel) e Fundação Papa João XXIII (Funpapa); e da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) e Companhias de Saneamento do Pará (Cosanpa), além de técnicos do Promaben.

Além dos órgãos já citados, a Comissão será formada ainda por representantes das secretarias municipais de Planejamento e Gestão (Segep), de Economia (Secon), de Saneamento (Sesan); e Companhia de Desenvolvimento da Área Metropolitana de Belém (Codem); e das secretarias estaduais de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), de Educação (Seduc) e a Companhia de Habitação do Estado do Pará (Cohab).

Texto:
Raimundo Sena