Sistema de Esgotamento Sanitário fará ligações intradomiciliares

Os moradores do bairro do Jurunas começaram a receber, na manhã desta quarta-feira, 27.10, a visita de mobilizadores do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) para esclarecimentos sobre o Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) que a Prefeitura de Belém vai implantar no Jurunas e partes dos bairros da Cidade Velha, Batista Campos e Condor, a partir do ano que vem.A principal mensagem levada a eles é que, além da construção das redes de esgotos, das estações elevatórias e da Estação de Tratamento de Esgoto, a Prefeitura de Belém também vai se responsabilizar pelas ligações intradomiciliares, uma novidade quando se trata de projetos de saneamento.A mobilização está sendo feita com o apoio da Secretaria Municipal de Coordenação Geral do Planejamento e Gestão (Segep), por meio de conselheiros da Cidade, do programa Tá Selado que foram treinados para realizarem a tarefa. Eles visitaram nesta terça-feira os moradores da Quadra 1 da Sub Bacia 1, (Bernardo Sayão, Veiga Cabral, Travessa de Breves e Cesário Alvim). Os moradores preenchem um cadastro e assinam uma autorização para que a equipe de engenharia entre nas casas para obter informações que ajudarão na elaboração do projeto das ligações intradomiciliares. Além dessas ligações a Prefeitura também vai construir um banheiro nas casas que não possuem um. A mobilização dos moradores e a visita dos técnicos deve se estender até 28 de janeiro do ano que vem. Devidamente identificados com uniformes e crachás, os técnicos irão medir as residências, verificarão a cota das caixas de esgoto e fossas, farão o registro fotográfico e localizarão as instalações sanitárias (localização das fossas, destino do esgoto e a passagem da tubulação no interior das casas).O processo de implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova já está em fase de licitação e os projetos de rede de esgoto e de ligações intradomiciliares estão sendo elaborados. “Nós estamos aqui hoje conversando com os moradores, explicando a importância de se ter um sistema de esgoto, os benefícios tanto de saúde pública quanto de qualidade de vida que eles vão passar a ter”, afirmou o engenheiro José Olavo Nogueira Braga, do consorcio gerenciador do Promaben CET (Cemosa/Engevix/Techne), responsável pela implantação do SES.Os moradores receberam com alegria a novidade. “Eu acho um projeto muito importante pra beneficiar a comunidade, até porque é uma prova que dá pra ver que os nossos impostos estão sendo investidos”, afirmou o designer Arley Santos Lima, morador da Cesário Alvin. A professora Socorro de Fatima, 6, moradora da Rua de Breves, disse que acha “muito bom, muito legal, porque a nossa casa vai ficar ótima. Vai ser uma melhoria para os moradores”. O mecânico aposentado, Sabino Pantoja, 58, morador da mesma rua, considera que “vai melhorar para a nossa rua porque aqui alaga muito. No tempo de chuva é um rio aqui. Vai melhorar o esgoto. Melhor ainda porque a gente não vai ter gasto”.