SGAS do Promaben terá seu desenvolvimento ampliado e poderá ser incorporado a outros órgãos

O Sistema de Gestão Ambiental e Social (SGAS) do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) será ampliado, com desenvolvimento de novos procedimentos e processos de gestão social, ambiental e engenharia, inicialmente para as suprir as demandas levantadas pelo gerenciamento de ações e obras do Promaben, e com futuras possibilidades de incorporação a demais secretarias municipais, como a de Saneamento (Sesan) e de Meio Ambiente (Semma).

O SGAS é um software que engloba questões como segurança no trabalho, estudos ambientais e cadastros sociais, com informações mais seguras, utilizado como ferramenta nas obras e ações do Promaben, por meio de um acordo de cooperação com a da Companhia de Tecnologia da Informação de Belém (Cinbesa).

Promaben e Cinbesa decidiram assinar novo acordo de cooperação técnica entre as duas instituições para não só dar continuidade ao SGAS, mas aperfeiçoá-lo e com possibilidade de expandi-lo para a Sesan e Semma de acordo com a política do Programa de fortalecimento dos órgãos municipais. A decisão foi tomada durante reunião virtual entre representantes do Promaben e da Cinbesa, na semana passada.

O SGAS começou a ser implantado ainda durante o Promaben I, seguindo diretrizes da ISO 9001 e ISO 14001 de referência mundial e as regras das salvaguardas sociais e ambientais do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), mas teve pouco desenvolvimento nos governos anteriores.

“O sistema não era capaz de atender todos os parâmetros ambientais”, afirma a coordenadora Adjunta do Promaben, Victória Veras.

“A ideia é ampliar e ajustar o software, tornando-o mais eficiente e possibilitando sua utilização por todo o município nos órgãos que desempenham papel nas ações ambientais e de saneamento. A Cinbesa tem a capacitação técnica e o Promaben detém a organização de procedimentos e processos ambientais, sociais e de engenharia. Juntos é possível desenvolver o software SGAS mais rapidamente”, explica o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.

O novo acordo do Promaben com a Cinbesa incluirá melhorias na área de tecnologia e o SGAS deve se transformar em um projeto piloto que deverá ser estendido para todo o município de Belém.