Prefeitura incentiva reciclagem do óleo de cozinha usado no Jurunas

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben, realizou, na manhã desta quarta-feira, dia 21 de julho, uma ação de sensibilização de moradores da Rua dos Caripunas, no bairro do Jurunas, para a importância do descarte correto do óleo de cozinha usado.

A ação antecede a Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha para fabricação de sabão que será realizada a partir da 9h desta quinta-feira, dia 22 de julho, na Avenida Bernardo Sayão, nº 1114, esquina com Rua dos Caripunas. A oficina será ministrada pela engenheira agrônoma, Mestre em Gestão dos Recursos Naturais e Desenvolvimento Local na Amazônia, Tahnity Haarad. O objetivo é diminuir o descarte irregular e evitar o dano ambiental que ele causa, além de contribuir para a geração de renda para a população.

A iniciativa é do Programa de Educação Ambiental e Sanitária – PEAS do Promaben e realização do consórcio TPF/Synergia, em parceria com a Coordenadoria de Educação Ambiental da Agência Reguladora do Município de Belém – ARBEL e Cooperativa de Catadores de Material Reciclável – Concaves junto com a comunidade.

O subcoordenador Ambiental do Promaben, Alex Ruffeil, afirmou que o objetivo do mutirão foi “conscientizar a população sobre a importância de não jogar óleo de cozinha na drenagem ou mesmo na pia e as consequências danosas para o meio ambiente sobre a destinação incorreta”.

As equipes percorreram o trecho da Caripunas, entre a Avenida Bernardo Sayão e a Travessa de Breves, conversando com os moradores sobre a reciclagem do óleo de cozinha. Um litro de óleo de cozinha pode contaminar cerca de 25 mil litros de água e só 5% é reciclado.

Patrícia Paranhos, coordenadora de Educação Ambiental da ARBEL afirmou que todos somos responsáveis pelos resíduos que produzimos “ não só para poupar o meio ambiente, mas também para ajudar muitas famílias que dependem da venda de material reciclável para viver”

“Esse programa vai incentivar e ensinar a não poluir o meio ambiente e reutilizar esse resíduo que infelizmente a gente acaba jogando no nosso solo, no esgoto, onde acaba afetando a nossa própria saúde e o nosso meio ambiente. É um incentivo não só pra população atual, mas pra futuras gerações”, afirmou a autônoma Deyseane da Silva Furtado, 31.

“A artista Leona Vingativa, famosa blogueira e influenciadora digital da rua dos Caripunas, elogiou a iniciativa. “Vocês estão incentivando as pessoas a fazer desse mundo um mundo melhor. O mundo vai mudar muito se as pessoas jogarem o lixo onde tem que jogar, separarem o lixo da forma correta”.

Durante o mutirão, os moradores foram incentivados a coletar e depositar óleo de cozinha usado em um ponto de coleta que a Concaves vai disponibilizar na Rua dos Caripunas, nº 142, próximo da Avenida Bernardo Sayão.

Uma segunda Oficina de Reaproveitamento de Óleo de Cozinha será realizada às 9h da próxima terça-feira, 27 de julho, no Bar do Wal, na Travessa Monte Alegre, n 1512, esquina da Rua dos Timbiras.

Raimundo Sena
Jornalista DRT/PA 1277