Prefeitura estuda propostas para reassentar famílias atingidas pelas obras do Promaben

A Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Habitação – Sehab, estuda propostas para reassentar 35 famílias que foram remanejadas de seus imóveis por causa das obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben e que estão recebendo auxílio aluguel. Esse número corresponde a mais da metade das 69 famílias que ainda recebem o auxílio aluguel hoje.

O assunto foi debatido em reunião realizada na tarde desta quinta-feira, 10 de junho, entre as equipes da Sehab e do Promaben, realizada na Unidade Coordenadora do Programa – UCP/Promaben, no bairro da Condor.

O diretor Social da Sehab, Edi do Vale, informou que a Secretaria estuda a possibilidade de realocar essas famílias para o residencial Viver Tenoné II fase 1 e para o Viver Outeiro. “Estamos com alguns problemas de ocupações irregulares no Tenoné, mas o Departamento Social da Sehab já está resolvendo isso”, informou Edi do Vale.

Segundo o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, “o diálogo com a Sehab é fundamental para o planejamento da resolução dessas pendências habitacionais que já duram mais de uma década. Diante das possibilidades consolidadas por Sehab e Promaben, as famílias serão chamadas para apresentação de opções e prazos, e opinarem sobre o andamento desta situação”.

Essas famílias foram remanejadas do canal da Travessa Quintino Bocaiúva por governos anteriores e repassadas para o Promaben. Elas estão recebendo o auxílio moradia desde 2017, explicou a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna. “Esperamos que em um breve prazo possamos resolver essa situação que se arrastou pelos longos 16 anos sem solução”, afirmou.