Prefeitura, Estado e Governo Federal articulam ações para Belém sediar a COP-30 da ONU

Para articular ações e planejar obras e serviços fundamentais para Belém receber o maior evento de debates climáticos, realizado pela Organização das Nações Unidas, a COP-30, em 2025, o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues e o governador Helder Barbalho e equipe de secretários se reuniram com a ministra da Casa Civil do governo federal, Mirian Belchior, nesta quinta-feira, 2, no Palácio dos Despachos.

O encontro ocorreu de forma on line e foram discutidos projetos estruturais para recepcionar a COP-30, com a previsão de que o evento deixará um grande legado à população de Belém. A Conferência do Clima reúne governantes de países de todos os continentes, além de ativistas ambientais mundiais, reresentantes de vários segmentos sociais e povos tradicionais e originários, entre outros, o que deve movimentar a rede hoteleira da cidade, além de da economia local, como um todo.

Avanço – O prefeito explica que as conversas sobre os projetos, que devem ser implantados na capital para receber a COP-30, avançaram muito e na semana que vem, já em uma nova reunião com o Governo Federal, desta vez envolvendo vários ministérios, será tratado de forma mais concreta o financiamento e busca de recursos federais para que esses projetos sejam implantados em Belém, em parceria com o governo estadual, para juntos melhorar a infraestrutura da cidade. “Certamente teremos uma linda cidade para receber a COP-30”, informa Edmilson Rodrigues.

Além do prefeito e do governador do Pará, a vice-governadora Hana Ghanssan e o secretário municipal de Controle, Integridade e Transparência, Luiz Araújo, também participaram da reunião.

No dia 15 de fevereiro, o prefeito Edmilson Rodrigues e equipe se reuniram com urbanistas e arquitetos paraenses, onde foram debatidos projetos para o Centro Histórico de Belém, visando à COP-30.

Outro evento referente à COP-30, ocorreu no período de 9 a 11 de fevereiro, para dar destaque a coletivos, organizações sociais, comunidades das baixadas, em um encontro sobre mudanças climáticas, que reuniu, principalmente, jovens da cidade.

A Prefeitura de Belém atua de forma incisiva para que a cidade possa sediar a COP-30 com uma infraestrutura adequada e que as obras deixem um legado importante para sua população.

Texto:

Joyce Assunção