Prefeito de Belém confere avanços na execução da principal obra de infraestrutura da cidade

A obra do canal de descarga da Caripunas/Beira-Mar, no bairro do Jurunas, já está 94% concluída. O prefeito Edmilson Rodrigues, acompanhou de perto os serviços executados na obra realizada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na manhã desta quarta-feira, 15.

Mais de 30 mil pessoas dos bairros do Jurunas, Condor, Batista Campos, Cidade Velha e Cremação serão beneficiadas diretamente com a obra de infraestrutura, que acabará com os alagamentos nesses bairros. O prefeito Edmilson Rodrigues, ao lado do coordenador do Promaben, Rodrigo Rodrigues, vistoriou os serviços.

“Essa é a maior obra de infraestrutura da cidade. É um grande investimento, todo o projeto foi refeito para modernizar o sistema de drenagem. Aqui, nós teremos a saída das águas da Bacia da Estrada Nova, com as comportas que possibilitarão não ter mais alagamentos, beneficiando Condor, Cremação, Jurunas e parte da Cidade Velha. Em breve, iniciaremos a duplicação da avenida. Essa obra pode transformar a Estrada Nova na mais importante avenida da metrópole amazônica, com inovação social e tecnológica para toda cidade”, afirmou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues. 

Atualmente a obra está 94% concluída e na fase da interligação do canal com a macrodrenagem de algumas vias do entorno. Os serviços estão sendo executados pela empresa CCB e foram financiadas pelo programa de Financiamento à Infraestrutura e Saneamento (Finisa) com investimento de R$ 30 milhões e previsão de conclusão para o segundo semestre de 2022.

“Falta, agora, a conclusão do poço de visita que vai fazer a interligação do sistema de macrodrenagem com o canal de descarga, ou seja, toda a macrodrenagem da Caripunas, Timbiras e Bernardo Sayão será ligada ao canal. Estamos na fase de execução desse concreto, abertura do canal. No final do mês de julho, já vamos liberar o tráfego na Bernardo Sayão com a Caripunas”, explicou Rodrigo Rodrigues.

Moradora há 40 anos da área da Bernardo Sayão, Creusa Garcia, de 52 anos, foi eleita membro da Comissão de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) para acompanhar os serviços realizados na via. “Essa obra estava parada e quando vimos o retorno, nós comemoramos. Esperamos a melhora de toda essa área da Bernado Sayão”, comentou.

Texto: Victor Miranda