POPULAÇÃO RECEBE ÁREA REVITALIZADA NO JURUNAS

Os moradores do bairro do Jurunas receberam, na manhã desta segunda-feira, 16, uma área revitalizada, localizada no entorno do 8º Setor de Distribuição da Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa). O evento marcou a entrega de certificados aos participantes da Oficina de Reaproveitamento de Pneus promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben),

Floreiras feitas de pneus pelos 19 participantes da oficina foram usadas para mudar a paisagem da área do entorno da Cosanpa onde antes havia depósitos de lixo, na travessa dos Apinagés. O trabalho de paisagismo foi complementado com a grafitagem de uma paisagem amazônica no muro da Companhia, escolhida pelos participantes da oficina.

A oficina, realizada no dia 05/10, reuniu moradores dos bairros da Condor, Cremação e Jurunas, numa ação que busca combater o descarte irregular de resíduos sólidos e incentivar a preservação ambiental e o reaproveitamento de pneus descartados irregularmente, na área sob influência das obras do Promaben.

A diretora de Logística da Cosanpa, Fernanda Paes, achou “uma ideia maravilhosa. E fico muito satisfeita, em nome do presidente da Companhia, em nome da Companhia inteira de estar participando desse projeto. É muito interessante para a comunidade inteira”. Para a assessora de Programas Sociais da Cosanpa, Lene Oliveira, “é muito gratificante pra comunidade. A gente já desenvolve esse trabalho e agora com essa parceria com o Promaben a gente está alcançando um, público maior. A reciclagem é fundamental para a conscientização do morador, é fundamental para a melhoria da cidade”.

Ana Maria Soares da Silva, que participou da oficina destacou que “é muito importante pra limpeza do bairro, tem muito lixo nas ruas. Então essa oficina veio servir pra isso. Eu estou fazendo na minha rua”. Outra participante da oficina, Jane Patrícia afirmou que foi “um aprendizado para gente melhorar o nosso ambiente porque é muito importante. A gente está conseguindo vencer o lixo”.

“Esse evento tem o objetivo de fazer com que a população tenha consciência sobre o reaproveitamento, a reutilização de materiais que tem uma vida útil muito estendida com a finalidade de dar outro objetivo para esse produto. As articulações que o Promaben tem feito são justamente para que a gente possa ampliar esse tipo de ação para que a gente consiga chegar ao máximo de moradores possível aqui na nossa área de influência. Então, Além das obras a gente tem que pensar no pós que é através da educação, da conscientização”.

Esta foi a segunda Oficina de Reaproveitamento de Pneus, promovida pela Prefeitura, por meio do Promaben. A primeira oficina foi realizada no dia 14/06, na Praça Milton Trindade voltada somente para mulheres. A oficina foi uma realização do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS), do Projeto Social do Promaben por meio do consórcio TPF/Synergia.