Parceria entre Prefeitura e Senai aumenta chances de participantes de curso do Promaben no mercado de trabalho

“É a chance de eu me capacitar, eu já tinha trabalhado de ajudante de pedreiro antes, mas era só como sobrevivência. Agora não, agora eu vou ser profissional”, comemora a desempregada Antônia Andrea Pinheiro, de 27 anos. Ela é uma dos 15 inscritos no Curso de Pedreiro de Alvenaria iniciado nesta segunda-feira, 18, pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova. O curso, realizado em parceria com o Senai – Serviço Nacional da Indústria, tem carácter profissionalizante e terá a duração de dois meses.

Ocupam as vagas, moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, que serão afetados pelas obras de saneamento planejadas pelo Programa. “Esse é um programa que inclui todas essas políticas. É um programa que tem um planejamento de obras definido, mas que ele também articula com vários parceiros, assim como o Senai que é uma referência nacional em termos de capacitação e esse é só o primeiro, outros cursos virão.”, enfatiza a subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna.

Para o participante, Murilo Gabriel Lira, de 17 anos, o curso de pedreiro é uma oportunidade única de conseguir se colocar no mercado de trabalho. “É a chance de eu conseguir uma colocação profissional segura”, afirma o estudante.

Um dos diferenciais dos cursos do Senai que atraíram o Promaben para a realização da parceria foi a alta empregabilidade dos alunos formados. O diretor do Senai Getúlio Vargas, Welson Correa, onde os alunos assistirão às aulas, lembra que essa é uma oportunidade única para os participantes por conta da qualidade e do know-how da entidade.

“Essa é uma grande oportunidade de geração de emprego na área da construção civil, que é uma área que agora está cada vez mais crescendo, com grandes possibilidades de conseguir vaga. Nossa estatísticas de alunos que ao término do curso ingressarem no mercado de trabalho é altíssima”, afirma o diretor.

As aulas do curso de Pedreiro de Alvenaria estão acontecendo no Senai Getúlio Vargas, que fica no bairro do Marco, no horário das 13h às 17h. Os participantes, além do curso gratuito, ainda vão ter direito a transporte e lanche oferecidos pela Prefeitura, por meio do Promaben.