Mulheres aprendem a fazer enfeites de natal com garrafas pet

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), iniciou na manhã desta quinta-feira, 09, uma Oficina de Produção de Enfeites de Natal de Garrafas Pet, com o objetivo de capacitar 40 mulheres, moradoras dos bairros da Cremação, Jurunas e Condor para a produção de enfeites e montagem de uma árvore de Natal de garrafas PET de quatro metros de altura, no Portal da Amazônia.

A oficina e a montagem da árvore, prevista para o próximo dia 16/12, fazem parte do Projeto Natal do BHEN (Bacia Hidrográfica da Estrada Nova), promovido pela Prefeitura. A oficina, que está sendo realizada na Igreja Dom de Deus, no Jurunas, será encerrada nesta sexta-feira, 10/12.

Há mais de trinta anos trabalhando com reutilização de garrafa PET, a artesã e oficineira, Ruth Vaz, 62, conta como iniciou o trabalho que realiza. “Eu comecei catando garrafas para vender, num momento muito complicado da minha vida. Hoje eu dou oficinas de reutilização de garrafas e faço isso com muito amor porque eu entendo a importância de retirar as garrafas do lixo e o quanto isso é uma riqueza ainda inexplorada na nossa cidade”.

Para a pedagoga, Roselene Alves, 49 anos, a oficina ajuda as pessoas a entender que aquilo que vai parar no lixo pode se transformar em outra coisa. “Iniciativas, como essa oficina, são belíssimas porque ajudam as pessoas a perceberem que as garrafas não precisam ir direto para o lixo, que elas podem se transformar em enfeites de Natal e em tantas outras coisas. Com isso que estamos aprendendo aqui é possível repassar para as outras pessoas, para os meus alunos, e fazer com eles possam lidar melhor com o que a chamamos de lixo”, relata.

A aposentada Amália Borges, de 64 anos, também quer ser multiplicadora desse conhecimento. “Eu queria muito aprender a fazer com coisas com garrafas pet porque na minha comunidade, as outras mulheres pedem muito esse tipo de oficina, assim como a gente vai poder ajudar as crianças a entender melhor a importância de não jogar lixo em qualquer lugar”, afirma.

O Subcoordenador Ambiental, Alex Ruffeil, lembra que o descarte irregular de resíduos sólidos pode inviabilizar os sistemas de drenagem instalados pelo Promaben.

“O Projeto Natal do BHEN (Bacia Hidrográfica da Estrada Nova) quer, além de oferecer alternativas de renda a população, conscientizar sobre o descarte irregular de lixo no sistema de drenagem que prejudica a própria população que é obrigada a conviver com os constantes alagamentos”, afirma.