Moradores do Jurunas acompanham o Caminho das Águas

Para muitas pessoas, abrir a torneira e receber água tratada, limpa e potável pode parecer simples, mas os quilômetros percorridos desde a captação da água até o imóvel envolvem muita logística e tecnologia. É o que pretende mostrar o Circuito Ambiental – O Caminho da Água que será realizado nesta quarta-feira, dia 18 de agosto, numa iniciativa da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben em parceria com a Companhia de Saneamento do Pará – Cosanpa.

O circuito vai reunir 25 delegados do bairro do Jurunas, representantes do fórum permanente de participação popular da Prefeitura de Belém – Tá Selado! que visitarão a Estação de Tratamento de Água do Complexo Bolonha. Eles vão conhecer todas as etapas e o custo do tratamento da água, desde a captação da água bruta até sua destinação final. O objetivo é sensibilizar os participantes para evitar o desperdício e preservar a rede de distribuição de água.

Os humanos são muito mais suscetíveis a doenças de veiculação hídrica do que outras espécies por isso a água que chega até as torneiras precisa receber um tratamento adequado até não oferecer mais riscos. O Subcoordenador Ambiental, Alex Ruffeil, explica que a água captada vem do rio Guamá e carrega em si muitas impurezas que para as outras espécies não apresentam risco, mas que para os humanos pode ser um meio de contaminação que pode trazer várias enfermidades.

“O tratamento é feito num processo físico-químico e biológico no qual a água é transformada de um grau de não qualidade para uma água com alto grau de qualidade, de forma que a população humana possa ser atendida em conformidade com as normas ambientais e sanitárias para que a gente consiga consumir essa água”, aponta o subcoordenador.

“Os objetivos específicos dessa ação também são difundir a consciência da importância da água para a preservação da vida na terra; informar a comunidade sobre tratamento da água, sua importância, conhecer as etapas e sensibilizar os participantes para evitar o desperdício e preservar a rede de distribuição de água”, afirma Verônica Costa, bióloga e pedagoga.

A Constituição Federal de 1988 garante a água tratada e em boas condições de uso como direito fundamental à saúde da população. A Organização das Nações Unidas reconheceu, em 2010, a água como um insumo indispensável para a saúde e bem-estar mundial. Apesar disso, muitas cidades, incluindo Belém, ainda sofrem com um fornecimento de água irregular e o desperdício do insumo precioso. O Promaben, como entidade cujo objetivo principal é a qualidade de vida através do saneamento quer oferecer esse tipo de conscientização à população dos bairros afetados, como Jurunas, Condor e Cremação.

Esta é uma atividade do Programa de Educação Ambiental e Sanitária (PEAS) voltada para moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação que serão beneficiados pelas obras do Promaben II.