O que você procura?

Moradores da Estrada Nova aprendem técnicas de jardinagem e Horto Medicinal

A Oficina de Jardinagem e Horto Medicinal reuniu 24 moradores dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. Eles aprenderam técnicas de cultivo de jardins e de plantas medicinais e o preparo de medicamentos. A oficina foi realizada pela Prefeitura de Belém, nesta segunda-feira, 30, das 8h às12h, na Usina da Paz do Jurunas, com as parcerias do Governo do Estado e da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA).

O objetivo é resgatar a tradição do uso de remédios caseiros, principalmente chás, feitos com plantas medicinais, ainda muito comum no interior do Estado do Pará. Uma ideia defendia pelo prefeito Edmilson Rodrigues que propôs a implantação do Horto Medicinal em Belém.

A oficina foi ministrada pela professora da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Ana Regina da Rocha, Doutora em Agronomia e teve a participação do coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, do coordenador do Programa Plantas Nativas da Secretaria Municipal de Saúde, Rafael Cabral, do coordenador da Divisão de Segurança Alimentar e Nutricional (Disan) da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda, Nazareno dos Santos e a representante da Coordenadoria do Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Sônia Costa.

A aposentada Sônia Maria Meireles Gama, 63, disse que gostou “muito de aprender, principalmente a planta pra diabetes. Então eu achei muito bom. Vou fazer em casa para o meu marido”.

O coordenador da política de práticas integrativas e complementares de saúde da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma), Rafael Cabral, explicou que a fitoterapia está incluída no Programa Farmácia Nativa do Ministério da Saúde que “está implantando diferentes hortos terapêuticos nas Unidades Básicas de Saúde, mas também hortos medicinais com o objetivo claro de que essa planta vire medicação”.

O programa Farmácia Nativa, segundo ele, “tem como objetivo o uso racional do fitoterápico na rede municipal de saúde, mas também o ciclo de farmácia viva que é preconizado pelo Ministério desde a plantação até o beneficiamento para que essa droga vegetal vire medicação. O nosso objetivo é fazer com que esses medicamentos (à base de espinheira santa, xarope guaco, cáscara sagrada e alcachofra) sejam produzidos em Belém”, afirma Rafael.

O coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, destacou a importância da oficina para a educação ambiental promovida pelo Programa nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação, onde estão sendo realizadas obras de saneamento.

Após a parte teórica da oficina, os participantes tiveram uma aula prática, plantando mudas de plantas medicinais sob orientação do engenheiro Agrônomo, especialista em Análise Ambiental, professor Valto Coelho Santana Junior.  O Horto Medicinal será implantado por estudantes de Agronomia do Campus Belém da UFRA e está em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 de garantir “sustentabilidade socioambiental”.

Serão plantadas no Horto Medicinal Erva Cidreira, Capim Santo (Capim Limão, Capim Cidreira), Erva Cidreira Brasileira, Mastruz (Mastruço, Erva de Santa Maria), Anador (Boldo Paulista), Hortelã Pimenta (Hortelã da Folha Grossa, Hortelã do Maranhão), Coirama (Escama de Pirarucu, Folha da Fortuna), Boldo Africano (Boldo Baiano), Trevo Cumaru (Chambá, Trevo do Pará), Babosa, Quebra Pedra, Pata de Vaca, Arnica e Camomila.