Seis caçambas de lixo são retiradas em mutirão de limpeza na Vila Caripunas Beira-Mar

Um mutirão de limpeza e conscientização ambiental mobilizou servidores da Prefeitura de Belém a bater de porta em porta dos moradores da Vila Caripunas Beira-Mar, na manhã deste sábado, 28, em ação do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) e da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), com apoio de catadores da Cooperativa de Reciclagm – Concaves e técnicos da Usina da Paz.

As famílias foram acordadas com música e palhaçadas do Grupo de Teatro Experimental Nós Os Pernaltas, junto com os servidores e as ações de limpeza e meio ambiente.

Desde a inauguração do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar, as famílias que moram na Vila Caripunas vêm reividicando uma maior atenção da Prefeitura para algumas demandas.

Agora, a prefeitura reuniu serviços que levaram, além da limpeza, atendimentos do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS Jurunas) que ficou na praça, ao lado da Vila, atendendo aos moradores interessados em orientações sobre Bolsa Família e Bora Belém, entre outros programas.

Presença da Prefeitura

Para o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, o importante é mostrar que o poder público está presente na vida dessas pessoas. “A importância de uma boa relação da população com o poder público fica clara aqui”, diz Rodrigo. “A comunidade Caripunas Beira-mar foi esquecida pela gestão passada, e hoje, com a força da gestão com participação popular, retomamos a frequência de serviços essenciais para as famílias”.

Rodrgio acrescenta: “Realizamos um trabalho forte de conscientização ambiental visando fazer com que esses benefícios sejam duradouros. Aqui, nessa semana já tiramos 6 caçambas de resíduos, cada uma com 12 metros cúbicos, totalizando 72 metros cúbicos do lixo que ficava entulhado pelos terrenos baldios e debaixo das casas. Agora, trazemos um ambiente com mais qualidade para a população”, explica o coordenador.

A presidente da Cooperativa de Materiais Recicláveis Concaves, Débora Baía, lista os benefícios da separação dos residuos: “O principal é manter os locais limpos: quando você separa o material que serve para o catador, o resíduo destinado aos lixões diminui muito; dessa forma, a cidade fica mais limpa com menos resíduos espalhados e todos se tornam responsáveis pela manutenção da cidade”, explica Débora.

Lição

Para a aposentada Odilceia Correa, moradora da vila, a iniciativa já deixou uma lição. “Agora, a gente não vai mais levar o lixo no canal, vai separar e deixar aqui na porta. O que a gente quer é que a vila continue limpa”, diz Odilceia.

Entre quarta-feira, 25 de janeiro, e sábado, 28, a Sesan já tinha retirado seis caçambas cheias de lixo apenas de dentro da Vila Caripunas Beira-Mar, e de baixo das casas.

A força-tarefa de limpeza segue até a próxima quarta-feira, 1º de fevereiro.

O Mutirão é uma das ações de educação ambiental realizadas pelo Promaben. As outras ações incluem oficinas de reutilização de garrafas pet, reutilização de óleo de cozinha usado, reutilização de pneus, e oficinas de Horta e Jardinagem, entre outras.