Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha é celebrado com Serviços na Estrada Nova

O 25 de Julho vai ser diferente para as moradoras dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. A celebração do Dia Internacional da Mulher Negra, Latina e Caribenha vai oferecer vários serviços no Estacionamento do Promaben – Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova, que fica na Bernardo Sayão, 3224 (Antigo Iate Clube). A ação quer oferecer a população serviços de saúde, testagem, beleza e conscientização sobre violência contra mulher, qualidade de vida e renda, além de atendimento jurídico.

A celebração da data é uma programação do Julho das Pretas, uma ação da Prefeitura de Belém, por meio da Coordenadoria Antirracismo, que começa no sábado, dia 23, em Mosqueiro, no único Quilombo da Região Metropolitana de Belém, o Sucurijuquara e termina no dia 25, no estacionamento do Promaben. Elza Rodrigues, coordenadora municipal antirracista conta que os territórios escolhidos são de extrema importância para a população negra do município. “A prefeitura de Belém ao realizar essa atividade busca fortalecer e dar visibilidade e reconhecer a importância das mulheres pretas na construção do nosso país e da nossa cidade, na capital e nos distritos”, explica.

A programação no espaço do Promaben, vai contar com Palestras, Rodas de Conversa, Prestação de Serviços e Serviços de Beleza durante a manhã inteira. O Coordenador Geral do Programa, Rodrigo Rodrigues, reafirma a importância de reunir as mulheres das redondezas num evento de conscientização e serviços. “O público dos bairros afetados pelas obras do Programa são em sua maior parte de mulheres solo e de cor preta e parda, público para o qual ainda precisamos intensificar serviços básicos e que ainda auxiliar um melhor acesso a atendimentos públicos de qualidade, dessa forma poder oferecer um dia de atendimento para serviços de conscientização e até de cultura nos faz um programa ainda mais abrangente e que nos permite como prefeitura servir plenamente a comunidade além das obras” afirma o coordenador.

Estar com a população é uma constante do Promaben na nova gestão. “Faz parte da nossa gestão estar abertos a população, receber reuniões das comunidades, atender as Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços, promover vários tipos de oficinas. Hoje, o Promben não é apenas um gestor de obras, mas um programa que visa melhorar a qualidade de vida da população atingida,” reforça o coordenador.

Elza Rodrigues fala ainda que 2022 é um ano que reúne marcos importantes na história da mobilização das mulheres negras. “Dia 25 de julho é comemorado o dia Internacional das Mulheres Negras, Latinas e Carinhas, é também comemorado o dia Nacional de Teresa de Benguela, uma importante líder quilombola que durante muitos anos liderou o Quilombo do Piolho, que fica no Mato Grosso, também esse ano celebra-se os 30 anos do primeiro encontro de Mulheres Afro-Latino-americanas em Santo Domingo. Portanto esse ano a celebração dessa data é ainda mais especial”, lembra.

Serviço: “Dia da Mulher Negra, Latina e Caribenha”

Data: 25 de Julho

Local: Promaben (Estacionamento e Auditório)

End.: Av. Bernardo Sayão, 3224 (Antigo Iate Clube)

Serviços Disponíveis

Palestras sobre as Leis Antirracistas e o Enfrentamento ao Racismo (COANT)

Roda de Conversa: O Protagonismo das Mulheres Negras no Brasil

Oficina Brilho de Beleza (Turbantes, Tranças, estética agro e autocuidado)

Serviços de Saúde da Mulher:

Trailler da Saúde:

realização de exames PCCU,

teste rápido de sífilis,

hepatite e glicose

distribuição de preservativo

Atendimento odontológico:

orientação sobre higiene bucal e distribuição de 170 kits de higiene bucal.

Serviços de Cidadania e Emprego

– Cadastramento de Currículos no Site do Sine – Serviço Nacional de Emprego

– Orientação Banco do Povo

Serviço Social