Crianças entre 7 e 12 anos aprendem sobre reutilização de resíduos orgânicos

Duas oficinas de reutilização de resíduos orgânicos movimentaram a manhã dos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Nestor Nonato, no bairro da Condor, nesta quarta-feira, 22. Estas foram as primeiras oficinas de um projeto de Oficinas de Educação Ambiental voltado para as escolas. A iniciativa é da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) em conjunto com a Coordenação de Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Cento e cinquenta crianças participaram da programação de abertura das oficinas em que o Núcleo de Pesquisa em Teatro de Rua, Nós, os Pernaltas, apresentaram uma esquete sobre Educação Ambiental. Depois da apresentação, alunos do sexto ao nono ano, aprenderam a fazer bolos e sucos com cascas de frutas e a utilizar o que não é mais comestível na compostagem.

Para a representante da Copsan, Rosângela Quintela, responsável pela oficina “Alimentar é cuidar: alimentos que fazemos com carinho”, ensinar todo o percurso que o alimento faz até chegar na mesa do aluno faz um importante alerta sobre segurança alimentar e mudança de hábitos. “Imagina uma escola em que você possa envolver a comunidade em termos de você desenvolver uma jardinagem, uma horta. E nos dá muito prazer, estar aqui ensinando as crianças utilizar tudo que tem nessa horta para você e para a sua família. Isso é ensinar de forma lúdica a segurança alimentar”, celebra Rosângela.

A ministrante da Oficina de Compostagem, a engenheira agrônoma, Tahnity Haarad, aponta que realizar uma oficina com produtos que estão no cotidiano dos alunos e promover uma mudança de comportamento faz com que a transformação de mentalidade chegue mais longe. “Os alunos receberam muito bem e a certeza é que a partir de agora eles já vão observar o descarte do material com um olhar diferenciado. Saberão porque é importante separar o plástico e o papel do resíduo orgânico”, explica a Tahnity.

Certeza comprovada na fala do Enzo Gabriel Salomão, de 12 anos, aluno do sexto ano. “Eu aprendi que a casca de banana, que antes a gente jogava no lixo, agora a gente consegue mandar para a boca se a gente fizer o bolo, ou colocar na composteira e virar adubo. Casca de banana não é lixo”, fala com surpresa o estudante. O colega de turma de Enzo, decreta, “Compostagem é um adubo feito de coisas naturais e que não deixa o alimento venenoso”, explica Andrew Magalhães, também do sexto ano.

Para o Promaben, levar esse tipo de conhecimento aos alunos das escolas dos bairros de atuação do Programa, é fazer com que as obras realizadas pelo programa tenham uma vida útil muito maior como explica Alex Ruffeil, Subcoordenador Ambiental do Promaben. “A oficina foi um sucesso. O Promaben continua atingindo seu objetivo que é trazer educação ambiental para essa comunidade que tanto precisa”, conta. Na próxima quarta-feira, os alunos receberão oficinas de Jardim e Horta Vertical para complementar o conhecimento adquirido.