O que você procura?

Comunidade denuncia danos causados por motoristas às obras de macrodrenagem da Estrada Nova

Engenheiros responsáveis pelas obras ouviram as denúncias da comunidade e explicaram porque a obra está vulnerável em alguns trechos

Moradores, lideranças comunitárias, comerciantes e empresários das áreas de obras da Bacia da Estrada Nova participaram de uma reunião com a coordenação do Programa de Macrodrenagem para discutir o apoio da comunidade para evitar danos, vandalismo e destruição de trechos já executados pela empresa responsável, como meio-fio e calçamento. As denúncias partiram da própria comunidade e foram constatadas em fiscalizações, como foi explicado no encontro realizado no auditório do Hotel Beira Rio, na manhã desta terça-feira, 19.

Segundo o engenheiro Amadeu Frade, responsável pela obra, algumas áreas estão no chamado processo de cura do concreto, período em que a estrutura ainda está ganhando resistência, o que torna a obra vulnerável. “Dessa forma, precisamos evitar que veículos de grande porte transitem pelo local, preservando assim, os serviços que já foram executados na via. Meio-fio, calçadas e a passagem de nível são alguns deles. Refazer o serviço que já foi executado, não só encarece a obra como também acaba interferindo no prazo de conclusão”, alerta o engenheiro.

Durante a reunião, moradores foram informados sobre o andamento da obra e a previsão de entrega de cada trecho

Durante a reunião, moradores apresentaram vídeos e fotos dos trechos da Av. Bernardos Sayão onde houve danos às obras executadas. Segundo a comunidade, o prejuízo vem sendo causado, principalmente, por motoristas que descarregam nos portos localizados ao longo da avenida. Eles estariam manobrando em cima do canteiro de obras, área que precisa ser preservada para o avanço dos trabalhos.

A coordenação do Programa de Macrodrenagem também aproveitou a reunião para atualizar os moradores sobre as fases da obra e a previsão do período de entrega da primeira fase no Canal da 3 de Maio, correspondente ao trecho entre Fernando Guilhon e Santa Lúcia que até o momento é o mês de fevereiro. A via já está pronta para receber a pavimentação. Já a entrega total das obras no canal da 3 de Maio. Na Av. Bernardo Sayão o prazo de entrega é abril de 2018.

“Essas reuniões são fundamentais para que a gente entenda o que está acontecendo de fato na obra, além de debatermos sobre os problemas existentes e assim conseguir uma solução”, ponderou seu Raimundo Negrão, morador da Av. Bernardo Sayão, há mais de 20 anos.

Recesso

A coordenação do Projeto de Macrodrenagem apresentou à comunidade o plano de trabalho desenvolvido para o período de recesso a começar no dia 23 de dezembro, seguindo até o dia 2 de janeiro. Durante esse tempo será feito o serviço de umectação da via com carro pipa para diminuir os transtornos causados pela poeira existente no local. Também será disponibilizada uma equipe formada por engenheiro, encarregado, operador de máquina, dois serventes, pedreiro e dois motoristas, para atuarem em regime de plantão e ficarem à disposição para qualquer ocorrência na área de obras.

Entenda a obra

O programa consiste na execução de ações e obras de infraestrutura em saneamento nos principais canais da Estrada Nova, bacia que compreende uma área de mais de 9 quilômetros dividida em 4 sub-bacias. O projeto de saneamento nas sub-bacias 3 e 4, consiste em macrodrenagem, microdrenagem, sistema viário, pontes e passarelas além de toda a urbanização. O resultado dessas obras deverá impactar diretamente na qualidade de vida de mais de 200 mil pessoas.

Por Milene Amaral

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: