VILA CARIPUNAS BEIRA-MAR TERÁ AÇÕES EMERGENCIAIS

Uma comissão de representantes da Prefeitura de Belém, formada por funcionários do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), realizou uma visita técnica à Vila Caripunas Beira-Mar, na manhã desta quarta-feira, 18, com o objetivo de conhecer de perto a situação dos moradores que enfrentam dificuldades por causa da falta de saneamento e lixo acumulado e o excesso de fios elétricos nos postes que já causaram até incêndios.

Apesar de ficar localizada ao lado do recém-inaugurado Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, uma obra da Prefeitura de Belém de R$ 29,5 milhões que vai beneficiar diretamente 30 mil moradores do bairro do Jurunas, os moradores da Vila Caripunas Beira-Mar não foram incluídos pela gestão passada no projeto da obra.

Mas a Prefeitura da nossa gente corrigiu esse erro e agora, além de ganharem uma praça com 1,5 mil metros quadrados para o lazer da população, os moradores também tiveram parte de suas vias calçadas para facilitar o acesso à Vila, ao lado da obra.

Durante a visita, foram constatados problemas em relação a energia elétrica (uma grande quantidade de cabos, fios e até postes ficam em contato direto com algumas casas e a água) e também problemas com o esgotamento sanitário, além de áreas insalubres cheias de lixo e esgoto.

“Agora a gente vai articular com algumas secretarias e viabilizar trazer mais melhorias para a comunidade, além das melhorias que a obra já conseguiu trazer”, afirma o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues. Ele já está fazendo articulações com outras secretarias para uma ação de limpeza na Vila Caripunas Beira-Mar, como medida mais imediata a ser tomada enquanto se discute com os moradores as soluções que serão apresentadas pela Prefeitura em relação ao saneamento da área.

De imediato os moradores querem resolver o problema do fornecimento de energia elétrica para a Vila que é irregular e oferece perigo para a comunidade e a questão do saneamento básico.
“A gente achou a visita excelente. A gente só quer que agora tenha solução. A gente mostrou toda a vila pra eles, mas a gente procura solução para os problemas de energia e saneamento básico, infelizmente, porque está bem complicado”, contou Suellen Silva, dona de casa, moradora da Vila Beira-Mar. “Mas estamos tendo um olhar melhor porque a gente não tinha antes agora a gente está tendo uma visão melhor graças a Deus. Estão acolhendo a gente”, afirmou.