Nova Unidade de Saúde da Cremação, Urvet será inaugurada neste sábado, 22

A Unidade de Referência de Vigilância das Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet) será inaugurada às 9h da manhã deste sábado, 21, na avenida Alcindo Cacela, esquina com a rua São Miguel, no bairro da Cremação. A Urvet substitui a antiga Unidade Básica de Saúde (UBS) da Cremação que foi totalmente reformada e ampliada para abrigar a nova unidade.
Orçada em mais de R$ 2 milhões, a Urvet é uma obra da Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A obra será inaugurada pelo prefeito Edmilson Rodrigues e pelo coordenador Geral do Promaben, Jammerson Leão.
Além de atender aos moradores do bairro da Cremação, a Urvet vai servir também a toda a população da cidade, funcionando como um laboratório central de Belém.
Prevenção e pesquisa
A Urvet garantirá maior controle sobre as doenças tropicais endêmicas, como a dengue, malária, esquistossomose, diarreia, leptospirose e outras, causadas pelo uso de água não tratada ou transmitidas por mosquitos. Também dará apoio ao tratamento de doenças como a tuberculose, hanseníase e doença de chagas.
É uma unidade de referência da Secretaria Municipal de Saúde (Sesma) para prevenção, mas também, análise e pesquisa de doenças tropicais, dotada de consultórios e laboratórios para atender a população.
Obra
O prédio tem 486 m² de área construída com dois pavimentos, com laboratórios, consultórios e área administrativa, sistema elétrico e instalações mecânicas modernos e sistema de ar-condicionado com uma tecnologia avançada que ajuda na economia de energia e renova o ar do ambiente.
Homenagem
O novo prédio homenageará o professor Cosmo Santos Cabral, geógrafo, pedagogo e bacharel em Direito, professor das rede estadual de ensino que dedicou sua vida à educação, às causas sociais, aos direitos humanos e à luta da classe trabalhadora, tendo sido fundador e diretor do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) e militante da Central Única dos Trabalhadores (CUT).