Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

PROMABEN e CODEM alinham planejamento para regularização fundiária na Bacia da Estrada Nova

Técnicos do Promaben e da Codem discutem a agilização fundiária da bacia da Estrada Nova. Foto: Ascom Promaben

O coordenador geral do Programa de Saneamento Básico da Bacia da Estrada Nova (Promaben), Rodrigo Rodrigues, se reuniu com técnicos da Companhia de Desenvolvimento e Administração da Área Metropolitana de Belém (Codem) para tratar do realinhamento do planejamento da regularização fundiária da Bacia da Estrada Nova.

O encontro aconteceu na Unidade de Coordenação do Promaben, no bairro da Condor, na manhã desta segunda-feira (08). “A gente está fazendo um alinhamento de metodologia para que se torne mais eficiente e mais célere esse processo”, explicou Rodrigo Rodrigues.

Com esse realinhamento do planejamento, a previsão é de que, ainda neste semestre, serão entregues 150 títulos de propriedade para moradores da área da sub bacia 1, nos bairros de Jurunas e Cidade Velha. Isso será possível com a retomada de dois termos de cooperação técnica entre o Promaben e a Codem que estavam parados desde 2016.

No total, estão previstos a entrega de 1.990 títulos de propriedade para moradores da área da bacia da Estrada Nova, com recursos oriundos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), um dos financiadores do Promaben.

A falta de alinhamento entre os órgãos competentes, nas gestões passadas, para um planejamento efetivo dessas ações, levou ao atraso no levantamento topográfico e na realização do cadastramento dos moradores, agora também prejudicados pela pandemia de Covid 19.

A regularização fundiária das propriedades dos moradores da área, é mais um benefício da Prefeitura de Belém, por meio do Promaben, para a população que passará a ter direito à sua edificação e à posse do terreno.

Texto
Raimundo Sena