Prefeitura usa cinema para discutir preservação ambiental com moradores do Jurunas

Moradores do entorno do Canal de Descarga da Caripunas, participaram na noite desta quinta-feira, 27 e abril, da sessão do Cine Ambiental, promovida pela Prefeitura de Belém. A sessão foi realizada na Casa de Máquinas do Canal de Descarga, apresentando o filme “João Ambiente”.
A quarta sessão do Cinema Ambiental foi realizada por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) e em parceria com o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

O público acompanhou o personagem principal do filme, o apresentador animado “João Ambiente”, inspirado no pássaro João de Barro, que reflete sobre os cuidados com o meio ambiente e a busca de soluções. O filme apresentou um sistema de pontos que incentivou a garotada a buscar diariamente o engajamento na luta de reproduzir um ambiente de vida melhor.

A moradora da Rua dos Caripunas, Clara Helena da Costa Almeida, 6 anos, apontou algumas lições importantes: “Não pode jogar lixo no chão, tem que economizar água, luz e regar as plantinhas”, lista a pequena estudante.

Para a dona de casa Maria da Consolação Freitas, 60 anos, ações como essa são uma sementinha. “Mostrar para as crianças quais os cuidados são necessários para cuidar do meio ambiente em que a gente vive, acende o alerta, mas é preciso que os adultos também se prontifiquem a cuidar, porque essa mudança de atitude deve ser diária”, afirmou a aposentada que levou as duas sobrinhas para participar do evento.

A ação tem o objetivo mostrar a importância de ajudar na preservação da funcionalidade do Canal da Caripunas, evitando que a quantidade de resíduos sólidos jogados diminua a vida útil do equipamento. A engenheira sanitarista do Promaben, Ana Rosa Cardoso, destacou a importância de “trazer a população para próximo das obras para que elas sintam a importância de manter este bem, e fazer isso de forma mais descontraída, contando uma história por meio de um filme, faz com que a mensagem fixe melhor”.

A Subcoordenadora Social do Promaben, Regina Penna, acredita que através do Cine Ambiental é possível trabalhar com os moradores as responsabilidades em seus locais de moradia, e estimular representações compartilhadas. “A atividade do Cine Ambiental vem sendo executada pelo Promaben II desde o ano de 2021 no território de intervenção do Promaben, através do Programa de Educação Ambiental que faz parte do trabalho social com as famílias afetadas e moradores dos bairros Condor, Cremação e Jurunas”, explica.