Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Prefeitura promove curso de fotografia por celular para jovens da Estrada Nova

Jovens dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação terão a oportunidade de aprender a tirar belas fotos e revelar seus talentos por meio do curso de fotografia por celular, que será promovido pela Prefeitura de Belém, nos dias 25 e 26 deste mês. O curso será realizado no Anexo III da antiga sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na avenida Bernardo Sayão, 3224, no bairro da Condor, no horário das 13h30 às 17h.
Já estão inscritos no curso 20 jovens que terão a oportunidade de aprofundar seus conhecimentos sobre o funcionamento das máquinas fotográficas dos celulares, além de aprenderem técnicas de enquadramento e conhecimentos básicos sobre a linguagem fotográfica.
A oficina está prevista no Programa de Comunicação Social (PCS) do Projeto Social do Promaben e busca apresentar à comunidade conhecimentos básicos de fotografia e estimular o sentimento de pertencimento e a autoestima em relação ao local onde vivem.
Reflexão
“Pretende-se despertar a sensibilidade individual e coletiva que orienta o desvelar do olhar sobre os aspectos da realidade com os registros fotográficos, ampliar a visão de mundo do aluno, por meio do resgate da própria história e da reflexão sobre o contexto em que vivem de forma a tornar consciente o papel que exercem como agentes sociais”, afirma o fotógrafo Mácio Ferreira dos Santos a respeito dos objetivos do curso que ele ministrará.
Mácio Ferreira dos Santos tem mais de 20 anos de carreira. Ministrou oficinas de fotografia na Fundação Curro Velho, participou das exposições de fotografia “Cobra Criada”, em 2002, Pinhole day, em 2003, e Homem Amazônida, em 2009. Foi repórter fotográfico dos jornais A província do Pará, Diário do Pará e O liberal. Trabalhou nas assessorias de comunicação das Universidades Federal (UFPA) e Estadual (UEPA) e na Secretaria de Comunicação do Estado (Secom). Hoje atua como fotojornalista na Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém (Comus).