A conscientização da sustentabilidade alimentar com foco no desperdício zero de alimentos é o objetivo da Oficina de Reaproveitamento de Alimentos realizada pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), na manhã desta quarta-feira, 29.
A oficina reuniu no Centro Comunitário Nossa Senhora das Graças, bairro da Cremação, 25 moradoras dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação (Sub-bacias I e II, da Bacia da Estrada Nova), onde o Promaben realiza obras de saneamento e urbanização. A iniciativa da Prefeitura foi implementada pelo Programa de Educação Ambiental e Sanitária (Peas), projeto social do Promaben, e realizada pelo Consórcio TPF/Synergia.
Esta foi a quarta Oficina de Reaproveitamento de Alimentos promovida pelo Peas. As três anteriores aconteceram no ano passado. A oficina foi ministrada por técnicos da Coordenação das Políticas de Segurança Alimentar e Nutricional (Copsan), da Prefeitura de Belém.
“Este trabalho envolve o aproveitamento integral de frutas e legumes. Nesta oficina de hoje estamos ensinando como aproveitar, especificamente, o abacaxi, através de doces e sucos. Não descartando esses alimentos, nós ajudamos o meio ambiente e incrementamos a parte nutricional. Porque a casca do abacaxi, por exemplo, tem tanto valor quanto a fruta”, revelou Andressa Venâncio, servidora da Copsan e uma das instrutoras da oficina.
Mais nutrientes e menos lixo
O projeto social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova realiza diversos cursos nas áreas ambiental e social. A dona de casa Lindalva Melo, 67, moradora da Cidade Velha, já participou de dois anteriores e neste, de reaproveitamento de alimentos, era uma das mais empolgadas. “Este tipo de curso é muito importante, principalmente para pessoas carentes, porque aprendemos a não desperdiçar alimentos. A questão de não acumular lixo doméstico também é muito importante para nós, donas de casa”, destacou Lindalva.
“Tenho 70 anos, muita experiência na cozinha, mas foi muito bom aprender a lavar corretamente a casca do abacaxi e, principalmente, aproveitar por completo o alimento. Antes desta oficina, eu jogava muito abacaxi fora, desperdiçava muita coisa boa, com muita vitamina. A partir de agora isso não vai mais acontecer”, comemorou a dona de casa Rosa Cardoso, moradora do Jurunas.
“Muitas vezes nós não sabemos o que fazer no preparo de alimentos e acabamos gerando muitos resíduos que irão parar no aterro sanitário. Então, nós promovemos esta oficina que, além de gerar conhecimento para a comunidade, também destaca a importância da questão ambiental, para que possamos diminuir a quantidade de resíduos cada vez mais”, disse o assessor do Peas, Geovane Teixeira.
O próximo curso ofertado pelo Promaben será o de plantio de ipês na duplicação da avenida Bernardo Sayão, ainda sem data marcada.
Texto:
Syanne Neno