A consulta pública que apresentou o Plano de Controle Ambiental do Sistema de Esgotamento Sanitária da Bacia da Estrada Nova esteve no ar por 20 dias online, encerrando-se no último domingo, dia 21. Realizada no sistema misto, a consulta teve ainda duas reuniões públicas em que a população pôde esclarecer as dúvidas por meio de uma live e de uma consulta presencial na Ilha do Combu.
A live foi realizada na sexta-feira, 18 de fevereiro, por meio do YouTube da Prefeitura de Belém. Por mais de duas horas, o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues, e a representante do Consórcio Nipon – Geohidro, responsável pelos estudos ambientais e execução do projeto, Cristina Kirchner de Azevedo, explicaram o projeto e as medidas contidas no Plano de Controle Ambiental, e responderam aos questionamentos feitos pela população.
A reunião presencial foi realizada na tarde de quinta-feira, dia 17, no Boteco da Ilha. Cerca de 60 moradores da Ilha do Combu, puderam conhecer melhor os impactos do Sistema na vida cotidiana deles e fazer perguntas sobre o funcionamento da obra. Para a dona de casa, de 27 anos, Taiane Martins, sair do papel é o desafio. “Muitas pessoas já vieram falar sobre esse mesmo problema para gente, mas nunca aconteceu, agora a gente espera mesmo que saia do papel”, espera.
O assistente administrativo, Jaime Augusto Pinheiro, de 52 anos, aponta que toda iniciativa que busca a proteção do meio ambiente é válida. “O projeto é muito bom e faz o que estamos precisando exatamente agora que é proteger o meio ambiente”, afirma.
Rodrigo Rodrigues ressalta que esse é o primeiro projeto que vai separar o esgoto das águas pluviais e isso vai garantir mais saúde para a população e economia para o Município. “Os estudos sobre saúde indicam que quanto mais você investe em saneamento, a necessidade de investimento em saúde diminui”, explica.
Serviço: A apresentação do Projeto está disponível no Canal do YouTube da Prefeitura e no site: https://sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br/ onde também estão as respostas a todas as perguntas feitas durante a consulta.