O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, recebeu nesta terça-feira, 31, no gabinete municipal, o representante do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Morgan Doyle, a chefe da Unidade Amazônia do BID, Tatiana Schor, e a líder da iniciativa Amazônia no Brasil, Bárbara Brakarz. No encontro, o prefeito apresentou os projetos de desenvolvimento urbano executados pela Prefeitura de Belém aos representantes do BID, que demostraram interesse em apoiar e financiar obras estruturantes para preparar a capital paraense para a COP-30, em 2025..
Os representantes do BID conheceram as obras entregues à população, obras em execução e projetos, como o Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, no bairro do Jurunas, inaugurado dia 12 de janeiro deste ano; o programa de arborização da cidade com o plantio de 150 mil árvores; programa Farmácia Nativa; inauguração do primeiro sistema fotovoltaico (energia solar) na Escola Municipal Benvida de França Messias, além do projeto do Parque Igarapé São Joaquim, entre outros.
Arborização de Belém
O prefeito Edmilson Rodrigues destacou a força-tarefa da Prefeitura de Belém para executar o plantio de 150 mil árvores e, dentro do projeto de arborização da cidade, ele ressaltou o empenho da gestão em valorizar a agricultura urbana, tanto as pequenas hortas dentro das escolas, como hortas de fármacos de ervas para o programa Farmácia Nativa.
“Belém foi a única capital do Brasil que ganhou edital do Sistema Único de Saúde (SUS) para implantar a Farmácia Nativa e fabricar remédios com base nas ervas amazônicas. Esse cuidado com as hortas já está gerando oportunidades e nosso programa Farmácia Nativa dá um salto”, explicou o prefeito.
Os representantes do BID se colocaram à disposição da Prefeitura de Belém e demonstraram interesse em investir nos projetos que agregam desenvolvimento sustentável urbano e preservação da identidade da metrópole amazônica.
Dentre os diversos projetos apresentados pelo prefeito Edmilson Rodrigues, os que chamaram a atenção dos representantes do BID foram a reforma do mercado do Ver-o- Peso, Parque Igarapé São Joaquim, projeto de preservação da Ilha do Combu, transporte público elétrico e continuidade das obras do Promaben.
Projetos parceiros
Animados com a possibilidade de Belém sediar a COP-30, ficou articulada a montagem de uma equipe entre as duas instituições para planejar Belém para o evento da Organização das Nações Unidas, que reúne representantes dos países e de instituições de pesquisa mundiais para debater soluções para enfrentar as mudanças climáticas e seus efeitos sobre a população e o meio ambiente.
“Temos uma série de pautas para explorar”, afirmou o representante do BID, Morgan Doyle. “Já somos parceiros com projetos de saneamento e temos várias pautas pela frente. Queremos ser parceiros daqui até Belém ser anfitriã da COP e mostrar a beleza dessa cidade. A gente está muito empolgado com a perspectiva de implementar uma série de projetos, além daqueles que já temos em execução”.
Participaram também da reunião o titular do Promaben, Rodrigo Rodrigues, titulares das secretarias municipais de Controle e Integridade e Transparência, Luiz Araújo, e de Coordenação de Planejamento e Gestão, Cláudio Puty.
Texto: