População conhece os próximos passos do plano de obras e serviços destinado à Estrada Nova

Ao longo de dez dias, a Prefeitura de Belém convidou a população a conhecer melhor os planos de obras e serviços que serão implementados nos bairros do Jurunas, Condor e Cremação. A Unidade de Referência de Vigilância em Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet) das novas torres do Conjunto Habitacional e Comercial da Condor e o funcionamento do Plano Específico de Reassentamento do Miolo do Jurunas foram temas da Consulta Pública Ampliada.

O repasse de informações aos moradores sobre o andamento dos planos das obras na área da Estrada Nova iniciou no sábado,19, e encerrou nesta terça-feira, 29, com reunião presencial no Estacionamento do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), responsável pelas obras.

Gestão democrática – “Estamos fazendo reuniões focais, com os moradores dos locais onde as obras serão realizadas e, para isso, estamos levando os técnicos do Promaben até a população, porque a Prefeitura da Nossa Gente trabalha desta forma: com a fiscalização contínua do povo que recebe a nossa obra”, ressaltou o prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues.

Das 18h às 21h, a população ouviu engenheiros e assistentes sociais e pôde fazer perguntas direcionadas sobre prazos e funcionamento das obras. Para a moradora do bairro do Jurunas, Eliane Moraes, esses momentos são únicos.

“A gente desejou, por muito tempo, ver essas obras acontecendo, o nosso bairro saneado e agora que as obras se aproximam da realidade, a gente acha incrível que a Prefeitura nos permita acompanhar de perto e conhecer. É uma pena que mais pessoas não se envolvam nesse processo, porque essas obras vão mudar a vida de todos nós aqui no Jurunas”, afirmou.

Maria Francinete Lopes, de 46 anos, é outra beneficiária do conjunto habitacional, esperado há quase dez por ela. “É a realização de um sonho e, agora, estamos conseguindo ter respostas. Antes, a gente vivia sem saber o que estava realmente acontecendo, ninguém dava satisfação ao povo. Agora, a gente vem para as reuniões, a gente visita a obra e fica mais esperançoso de que desta vez realmente os planos estão se concretizando”.

Para o coordenador-geral do Programa, Rodrigo Rodrigues, é impossível mudar a cidade, apresentar obras e serviços sem que a própria população participe, uma característica da gestão democrática do prefeito Edmilson Rodrigues.

Serviço – Quem desejar conhecer mais sobre os questionamentos dos moradores dos bairros atingidos pelas obras do Promaben, basta acessar o site da Consulta Pública, e clicar em perguntas e respostas.