Foi encerrado nesta sexta-feira, 17 de maio, o curso de Construtor de Alvenaria, antes chamado de Pedreiro de Alvenaria, promovido gratuitamente pela Prefeitura de Belém, numa ação social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (Senai), destinado a moradores da Bacia da Estrada Nova.
Os 14 participantes que concluíram o curso receberam os diplomas de construtor de alvenaria (que tem validade em todo o território nacional) em uma cerimônia realizada às 15h, no Senai Getúlio Vargas, no bairro do Marco.
Iniciado em fevereiro, o curso teve a duração de três meses e foi destinado a pessoas maiores de 17 anos com o ensino fundamental completo, moradores do Jurunas, Condor e Cremação, bairros onde se realizam as obras de saneamento e urbanização pelo Promaben.
Os novos construtores de alvenaria agora terão uma profissão valorizada no mercado e a oportunidade de conquistar um emprego e melhorar de vida.
Mercado de trabalho
Suelem Braga, moradora do bairro do Jurunas, disse que pretende seguir na profissão. “A gente fez o curso com essa intenção de sair daqui diretamente para o mercado de trabalho, que é uma coisa difícil de conseguir e agora a gente está esperando essa oportunidade”.
“Vou seguir a carreira que me propus, que eu gosto, que é pedreiro, inclusive já estou empregado como profissional agora”, comemorou Marcos de Oliveira Santos, também morador do Jurunas.
O curso foi ministrado pelo sargento do Corpo de Bombeiros Militar do Pará Pedro Ferreira, que é instrutor do Senai há 10 anos. Com o curso, que agora se chama Construtor de Alvenaria, esses profissionais saem formados e têm um leque de oportunidades maiores no mercado. “Aqui eles tiveram a oportunidade de aprender atividades não só de pedreiro, mas também de orçamento e principalmente a parte de projetos: os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar isso na prática” destacou Pedro.
Texto: