A oportunidade de aprofundar conhecimentos na área da fotografia para melhorar a performance nas postagens da internet e até sonhar com uma carreira promissora não passou despercebida para 20 jovens que participaram do curso de fotografia por celular, promovido pela Prefeitura de Belém, encerrado nesta quarta-feira, 26, no Anexo III da antiga sede do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), no bairro da Condor. O curso começou na terça-feira, 25, e foi realizado no horário das 13h30 às 17h.
“Eu soube do curso através de uma colega e me interessei até porque a fotografia é uma área bem legal e interessante e eu quero que isso venha a me agregar num futuro bem próximo como um trabalho autônomo”, afirmou o bombeiro civil e autônomo, Elias Lima Barbosa, 25, morador do bairro da Condor.
O estudante João Gabriel Marvão, 18, morador da Cremação, disse que fez o curso porque espera “melhorar a qualidade das minhas fotos para melhorar a qualidade dos meus posts do Instagram. E pode ajudar também como uma carreira”.
Os jovens dos bairros do Jurunas, Condor e Cremação que participaram do curso, aprenderam técnicas de enquadramento e linguagem fotográfica, aprofundaram seus conhecimentos sobre o funcionamento das máquinas fotográficas dos celulares, além de receberem dicas de como tirar belas fotos e revelar seus talentos.
A oficina foi uma ação do Programa de Comunicação Social (PCS) do Projeto Social do Promaben e buscou apresentar à comunidade conhecimentos básicos de fotografia e estimular o sentimento de pertencimento e a autoestima em relação ao local onde vivem.
O curso foi ministrado pelo fotógrafo Mácio Ferreira dos Santos que é fotojornalista na Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura de Belém (Comus). “Com o conhecimento da fotografia os moradores podem ampliar a visão de mundo em que vivem e se tornarem, essenciais para a sociedade”, afirma o fotógrafo.