O que você procura?

Inaugurado Canal de Descarga no Jurunas que vai conter alagamentos em três bairros de Belém

A obra que vai melhorar o escoamento de águas da chuva por cerca de cinco quilômetros, atendendo aos moradores do bairro do Jurunas e partes da Batista Campos e Cidade Velha, foi entregue à população de Belém na manhã desta sexta-feira, 13, ainda como parte das comemorações do aniversário de 407 anos de Belém.

O Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar, localizado na avenida Bernardo Sayão com a rua dos Caripunas, no  bairro do Jurunas, teve um investimento de R$ 29,5 milhões, viabilizados pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) com financiamento do Bando Mundial.

“Essa obra tem grande importância para a cidade na saúde, saneamento, turismo e no bem-estar de nossa população. Para mim, como prefeito, é um prazer inaugurá-la para solucionar um problema de anos dessa região”, afirmou o prefeito Edmilson Rodrigues.

Macrodrenagem

A obra é um grande complexo de acumulação e controle de água, constituído por um grande Poço de Visita – instalação por onde se tem acesso às redes de serviços subterrâneos de esgoto, entre outros -, capaz de acumular uma grande quantidade de água; além do Canal de Descarga contendo192 metros de extensão, que também tem uma grande capacidade de acumulação de água. 

Três comportas fazem o controle das águas das chuvas e do rio Guamá para evitar alagamentos na área e entorno. A rede de drenagem foi renovada e foi ampliada a profundidade para cinco metros, aumentando a capacidade de escoamento e acumulação. 

Obra muito aguardada

“Isso aqui era muito feito e agora está tudo muito bonito. Nós, moradores da Estrada Nova, já esperávamos por essa obra há muito tempo. Agora estamos vendo a coisa andar por aqui”, disse o agente de serviço gerais Luiz Augusto Miranda, morador há mais de 30 anos do Jurunas.

Segundo o coordenador-geral do Promabem, Rodrigo Rodrigues, a obra do complexo foi herdada pela atual gestão, mas com completo desajuste.

“Solucionamos os problemas da obra e hoje, além da macrodrenagem, estamos entregando uma praça para a comunidade. Conseguimos trazer desenvolvimento urbanístico para a área”, destacou Rodrigo Rodrigues.

Homenagem na praça 

Integrando o complexo do Canal de Descarga da Caripunas, a Prefeitura de Belém também entregou para a comunidade a praça Antônio Flávio Pena de Souza, que homenageia o guarda municipal falecido em 25 de dezembro de 2022.

“O sentimento é de gratidão pelo reconhecimento do trabalho, da dedicação e da conduta como servidor público. É gratificante para a família ver ele recebendo essa homenagem”, declarou a irmã do homenageado Florisneide Pena de Souza, durante a inauguração do logradouro, juntamente com outros familiares do servidor público. 

Lazer

Com cerca de 1,5 mil metros quadrados, a praça Antônio Flávio Pena de Souza passa a oferecer opção de lazer e convivência para os moradores do entorno do Canal de Descarga da Caripunas. A construção da praça foi uma iniciativa da Prefeitura, por meio do Promaben e das secretarias de Saneamento, Urbanismo, Meio Ambiente, Superintendência de Mobilidade Urbana e Secretaria de Juventude e Lazer. 

“Essa pracinha veio em boa hora para nós moradores e para nossas crianças”, disse o autônomo Mauro Matos, que aproveitou para conhecer o espaço com seu filho Miguel Matos, 12 anos, logo após a inauguração. O menino afirmou que vai brincar muito na praça recém-inaugurada.

Texto:

Fabricio Lopes

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: