A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), está realizando consulta pública online pelo site sesbaciaestradanova.belem.pa.gov.br para que a população se manifeste e tenha seus questionamentos respondidos a respeito dos Estudos Ambientais do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES) da Bacia da Estrada Nova. A consulta pública foi aberta no dia 04/10 e vai até o dia 22/10 com o intuito de promover a participação da comunidade.
Neste site estão sendo disponibilizadas, 24 horas por dia, para consulta da população, todas as informações sobre o Projeto e o Relatório de Controle Ambiental (RCA) do SES. Quem quiser participar também pode se inscrever para fazer perguntas que serão respondidas pelo site.
Nesta quarta-feira, 14/10, será realizada uma consulta presencial no Boteco do Combu, na Ilha do Combu, das 15h às 17h, sobre os Estudos Ambientais do SES da Bacia da Estrada Nova. Na oportunidade serão apresentados o Projeto e o RCA do Sistema.
A única consulta presencial será na Ilha do Combu. No próximo dia 15 será realizada outra consulta com a presença de público, das 19h às 21h, mas será pela internet com ponto de acesso no estacionamento do Promaben, com telão de transmissão ao vivo e microfones para que a população possa se manifestar e ter seus questionamentos respondidos de forma instantânea. As questões também poderão ser feitas por chats online.
Com uma vazão média de 143,26 L/s (Litros por segundo), o SES da Bacia da Estrada Nova terá uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que será implantada numa área limítrofe ao Canal da Quintino, às margens do Rio Guamá, na Sub-bacia 2; estações elevatórias de esgoto; e redes de esgoto.
O Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova vai atender 84 mil moradores do bairro do Jurunas e parte dos bairros de Batista Campos, Cidade Velha e Condor, na Sub-bacia 1, incluindo a Orla de Belém; e parte da Sub-bacia 2, na área do Miolo do Jurunas; além da contribuição pontual do Conjunto Habitacional e Centro Comercial, que serão construídos na travessa Quintino Bocaiuva, para realocação de moradores que serão remanejados pelas obras Promaben II.
Todo o esgoto dessa área será tratado antes de ser lançado no rio Guamá por meio de um emissário (tubulação) subaquático com um quilômetro de extensão.
Raimundo Sena
Jornalista DRT/PA 1277
Ascom Promaben
99828 4673