Canal de Descarga acaba com os alagamentos no Jurunas e em parte de mais quatro bairro

A Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), inaugura, neste dia 13 de Janeiro, o primeiro Canal de Descarga do sistema de drenagem da Bacia da Estrada Nova, um investimento de R$ 29,5 milhões. A obra vai melhorar o escoamento de águas da chuva por cerca de cinco quilômetros, atendendo os moradores do bairro do Jurunas e partes da Batista Campos e Cidade Velha.

Localizado no bairro do Jurunas, na Avenida Bernardo Sayão com a Rua dos Caripunas, às margens do Rio Guamá, o Canal de Descarga é um imenso complexo de acumulação e controle de água constituído por um grande Poço de Visita capaz de acumular uma grande quantidade de água e do Canal de Descarga com 192 metros de extensão que também tem uma grande capacidade de acumulação de água. Por meio de três comportas será feito então o controle das águas das chuvas e do rio Guamá para evitar alagamentos.

A rede de drenagem foi renovada e ampliada a sua profundidade para cinco metros, aumentando a sua capacidade de escoamento e acumulação.

Constituída por áreas planas e baixas onde a presença de cursos d’água é recorrente, a Bacia da Estrada Nova – uma das maiores e mais povoadas da cidade – tem um histórico de mais de 50 anos de ocupação desordenada.

Presente

O prefeito Edmilson Rodrigues vai entregar o Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar como um presente para a população nas comemorações do aniversário da cidade. Junto com a obra de drenagem, o prefeito vai entregar também a praça Antônio Flávio Pena Souza, beneficiando a população com saneamento e área de lazer e convivência. O nome da praça é uma homenagem a um inspetor da Guarda Municipal de Belém, muito querido na corporação, falecido recentemente.

Também já estão em andamento pela Prefeitura de Belém, por meio do Promaben, os projetos de Duplicação da Bernardo Sayão, entre a Rua dos Mundurucus e a Avenida Engenheiro Fernando Guilhon, além das obras do Conjunto Habitacional e Comercial da Condor, e do Miolo do Jurunas.

O prefeito Edmilson Rodrigues afirma que a macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova é a maior obra de infraestrutura da cidade. “É um grande investimento, todo o projeto foi refeito para modernizar o sistema de drenagem com as comportas que possibilitarão não ter mais alagamentos”, afirmou.

Áreas alagadas

O bairro do Jurunas surgiu com o aterramento do Igarapé do Piry que ligava essa área próxima ao rio com o resto da cidade. É uma área plana propícia a alagamentos, segundo o coordenador geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues. “Com o aumento do asfalto e do cimento, que impermeabilizam o solo, a água da chuva fica sem saída. Qualquer chuva e maré alta é sentida imediatamente em boa parte da cidade, com transtornos no trânsito e na vida dos moradores de áreas mais baixas, pelo menos aqui nessa parte da cidade, a água não será mais represada e vai encontrar saída. Mesmo com as marés altas será possível conter a maré com as comportas e os 192 metros de canal também poderão acumular a água que não ficará mais nas ruas”, explica o coordenador.

Chuva

O clima chuvoso de Belém exige uma boa manutenção das galerias e canais, principalmente nas áreas onde a população sofre mais com os alagamentos. “O mês mais chuvoso em Belém é março, com média de 369 milímetros de precipitação de chuva, mesmo o mês menos chuvoso, que é outubro, a média é de 40 milímetros de precipitação de chuva. É muita água que precisa de escoamento”, ressalta o coordenador do Promaben Rodrigo Rodrigues.“É essa atenção, que a prefeitura está dando tanto com obras quando com a manutenção dos canais já existentes”, explica.

Além do obra inaugurada agora, a Prefeitura, por meio do Promaben, já tem projetos de construção de mais um Canal de Descarga, no bairro do Jurunas, na Travessa Quintino Bocaiúva com Avenida Bernardo Sayão, o aumento da capacidade dos canais já existentes e uma Bacia de Detenção, na Ilha Bela, no bairro da Cremação, para acabar com os alagamentos naquela área da cidade.

Mesmo ante da sua inauguração, o Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar já está aprovado pela comunidade.

Serviço: Inauguração do Canal de Descarga da Caripunas Beira-Mar

Data: 13/01/2023