Em decorrência do ano eleitoral de 2024, bem como a Lei Federal nº 9.504/1997, que estabelece normas gerais para eleições e determina as condutas vedadas aos agentes públicos, configurando algumas condutas como abuso de poder, bem como a infringência ao art. 37, §1º da Constituição Federal, as notícias deste site estão desabilitadas até o fim do período eleitoral.

Belém ganha laboratório central para pesquisa de doenças endêmicas da região

Família do professor Cosmo Santos Cabral, geógrafo, pedagogo e bacharel em Direito, homenageado pela Prefeitura de Belém.Baixar Foto Foto: DINEI SOUZA / AG.BELÉMPreviousNext
29/06/2024 15:56

Fruto de um investimento de mais de R$ 2 milhões de reais, a Prefeitura de Belém, entregou na manhã deste sábado, 29, a Unidade de Referência de Vigilância das Doenças Tropicais Negligenciadas (Urvet), na avenida Alcindo Cacela, bairro da Cremação.

O prédio da antiga Unidade Básica de Saúde da Cremação foi reformado e ampliado para abrigar a nova unidade. A obra é da Prefeitura de Belém, realizada por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), com financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues; o coordenador geral do Promaben, Jammerson Leão e o secretário municipal de Saúde, Pedro Anaisse, fizeram a entrega oficial da obra.

Um dos diferenciais da nova unidade é o laboratório que vai centralizar a pesquisa, o diagnóstico e os testes de confiabilidade de doenças como malária, doença de Chagas, esquistossomose e leptospirose.

A centralização dos testes é um passo significativo no enfrentamento das doenças tropicais endêmicas, explica a diretora do Núcleo de Promoção à Saúde, da Sesma, Juliana Lavareda. “Centralizar os testes para essas doenças endêmicas num único laboratório deixa o diagnóstico bem mais rápido e diminui o tempo de espera pelo diagnóstico e tratamento dos pacientes. Isso, com certeza, vai mudar não só a qualidade de vida do paciente, mas também diminuir o potencial de transmissão delas”, reforça a diretora.

Além de laboratórios, o prédio de 486 m², com dois pavimentos, terá ainda consultórios e área administrativa. O imóvel teve o sistema elétrico e instalações mecânicas modernizadas e conta com sistema de ar-condicionado de tecnologia avançada,o que ajuda na economia de energia e renova o ar do ambiente.

Durante a inauguração da unidade que está na área de abrangência do Programa de Macrodrenagem da Bacia da Estrada Nova, o prefeito Edmilson Rodrigues reforçou a relação entre saneamento e a saúde da população.

“O investimento em saneamento significa reduzir os gastos com saúde, com doenças provocadas por falta de serviços de saneamento. Ter essa unidade portanto é o laboratório, é o instrumento de vigilância, mas é também o instrumento que viabiliza curar pessoas, salvar pessoas de doenças classificadas como doenças tropicais, portanto muito comuns no Brasil todo, mas principalmente nessa faixa do Equador e esse laboratório vai produzir conhecimento para o mundo todo”, afirma o prefeito.

A Urvet também servirá como referência para profissionais da saúde pública e privada, capacitando-os para lidar eficazmente com essas enfermidades em Belém. A Unidade tem estrutura para promover a constante reciclagem dos servidores, garantindo um padrão elevado nos cuidados oferecidos.

Homenagem

Como se tornou tradição nas inaugurações de equipamentos municipais, o novo prédio faz homenagem a uma figura importante da luta no bairro.

O professor Cosmo Santos Cabral era geógrafo, pedagogo e bacharel em Direito, professor da rede estadual de ensino que dedicou sua vida à educação, às causas sociais, aos direitos humanos e à luta da classe trabalhadora, tendo sido fundador e diretor do Sindicato dos Trabalhadores e das Trabalhadoras em Educação Pública do Pará (Sintepp) e militante da Central Única dos Trabalhadores (CUT).

O filho caçula do homenageado, Marcos Cabral, contou que a homenagem mantém viva não só a memória, mas principalmente a atuação do pai. “É uma emoção muito grande para a gente da família, saber que a história dele foi reconhecida, principalmente aqui na Cremação, onde ele era conhecido. Saber que a lembrança dele estará associada à saúde, nos deixa muito felizes”, declara o filho de Cosmo Cabral.

Texto:
Márcia Lima