Os moradores do bairro da Cremação foram informados, na noite desta quinta-feira, dia 18 de maio, que a Prefeitura de Belém optou por não mais construir uma bacia de detenção na área da Ilha Bela, como havia sido anunciado anteriormente.
A mudança no projeto de saneamento da Prefeitura para a Cremação, executado pelo Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben), foi anunciada durante a abertura da reunião para a eleição de três Comissões de Fiscalização de Obras e Serviços (Cofis) do bairro, realizada na Escola Venuzina Marinho de Souza.
Técnicos das Subcoordenações Social e de Engenharia do Promaben e da Secretaria Municipal de Saúde deram informações detalhadas das obras e o funcionamento da Unidade de Referência em Doenças Tropicas Negligenciadas (Urvet), da Unidade Básica de Saúde e das obras previstas para a área da Ilha Bela que incluem urbanização e paisagismo e a construção das pontes na Passagem Silva, na Rua dos Timbiras e na Fernando Guilhon e das curvas do canal da 14 de Março com a Caripunas e do canal da Generalíssimo com a Caripunas.
A Bacia de Detenção não será mais construída em função da instabilidade do terreno detectada pelos estudos hídricos realizados na área. Ao invés disso, a Prefeitura optou por alargar e dragar o Canal da Generalíssimo a partir da Fernando Guilhon, onde se torna nove metros mais estreito, até à Rua São Miguel. A ideia é deixar esse trecho com a mesma largura de 16 metros que o canal da Generalíssimo tem antes da Fernando Guilhon.
Com isso, a água que ficaria acumulada na bacia de detenção será acumulada no canal da Generalíssimo que terá sua capacidade aumentada, explicou o engenheiro sanitarista ambiental do Promaben, Igor Campos.
O morador Wilson Luiz Gonzaga Borges, 66, funcionário dos Correios, eleito para a Cofis da Urvet, disse que “foi muito bom pra ficar bem entendido, pra gente saber como é que vai ficar a situação dos moradores”.
“O povo tem todo interesse de participar desse controle social que é uma determinação do prefeito Edmilson Rodrigues. O povo quer cuidar, quer acompanhar, porque ele quer fazer obras para os seus netos. Isso é importante”, afirmou o assessor de Relações com a Comunidade do Promaben, Benedito Costa.
Para a vereadora Enfermeira Nazaré, que trabalhou na antiga UBS do bairro que está sendo reformada para abrigar a Urvet, a reunião foi “muito importante, mas precisa de mais discussões como essa pra afinar objetivos pra justamente que a comunidade se sinta atendida em suas necessidades”.
A subcoordenadora social do Promaben, Regina Penna, que abriu a reunião, informou que o Plano Específico de Remanejamento do Promaben “é uma referência com relação à questão de como você trata esse processo que não é fácil, é um processo difícil, mas que a gente vem construindo coletivamente, respeitando cada situação do morador, daquele que morador que vai ser remanejado”.
Cofis
Foram eleitos cinco moradores para a Cofis da Ilha Bela, um para a Cofis da Urvet e três para a UBS da Cremação. As Cofis também são constituídas pelos conselheiros da Cidade e membros do Fórum Permanente de Participação Cidadã Tá Selado, da Prefeitura de Belém, moradores do bairro. O Promaben vai entrar em contato com outros moradores que também manifestaram interesse em participar das Cofis. Os membros das Cofis da Cremação também participarão de uma formação a respeito das obras do Promaben que eles vão fiscalizar.