A abertura do trânsito na Avenida Bernardo Sayão com Rua dos Caripunas, no bairro do Jurunas, uma notícia aguardada com muita expectativa pelos moradores, foi o assunto dominante na manhã desta terça-feira, 27, naquele local, depois que eles puderam enfim transitar novamente pela Bernardo Sayão e pela Caripunas.
A interrupção no trânsito se deu por causa da construção do Canal de Descarga Caripunas Beira-Mar, por meio do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben). O Canal já está concluído e deverá ser inaugurado pelo prefeito Edmilson Rodrigues, em janeiro de 2023, dentro da programação de aniversário de Belém.
“Hoje iniciamos um teste de carga e tráfego importante para nossa obra. Na Bernardo Sayão temos um grande poço de visita com uma laje de concreto para garantir a movimentação de veículos pesados. Nesse teste, a população já sente o benefício do retorno do tráfego de veículos. As ruas vicinais também, devido a melhor distribuição do trânsito. Os próximos passos são a pavimentação asfáltica e a sinalização”, afirmou o coordenador Geral do Promaben, Rodrigo Rodrigues.
“Eu achei ótimo, tá bonito, tá ficando lindo. Todo mundo estava na espera. Tá ótimo”, disse a dona de casa Fernanda de Sousa Andrade, moradora da área.
A aposentada Maria Francisca Novaes, 75, também gostou. “Eu fiquei feliz porque quando eu cheguei pra cá, vim pisando na lama. Hoje até eu fiquei surpresa quando vi o ônibus passar. Peço a Deus que o abençoe e que o prefeito sempre faça isso. Maravilha, né?”
Canal de Descarga
A Prefeitura de Belém, pela primeira vez em 15 anos, entrega à população uma obra de saneamento de grande porte na cidade, avaliada em R$ 39 milhões. Equipado com três comportas para controlar as águas das marés altas e evitar alagamentos no período chuvoso, o Canal de Descarga vai alcançar até cinco quilômetros de redes de escoamento de águas pluviais para atender moradores do bairro do Jurunas e de partes dos bairros da Condor, Cremação, Cidade Velha e Batista Campos.
A Prefeitura entrega ainda, no mesmo local, uma praça com equipamentos de lazer e ginástica, um espaço urbanizado e adequado de convivência para atender a população da Estrada Nova de forma digna e gratuita.