Agentes de Participação Cidadã conhecem detalhes das obras na Bacia da Estrada Nova
Conhecer a fundo os projetos e obras do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova (Promaben) foi o objetivo da visita de quinze Agentes de Participação Cidadã da Prefeitura de Belém ao programa na manhã desta sexta-feira, dia 25.
Os participantes puderam conhecer melhor as obras do Canal de Descarga, do Conjunto Habitacional, da Bacia de Detenção; o Projeto da Duplicação da Bernardo Sayão; as ações de macro, micro-drenagem e urbanização do Miolo do Jurunas, além de outras obras previstas para iniciar em 2023.
O assessor de relações comunitárias do Promaben Benedito Costa e o engenheiro Arthur Amaral foram os responsáveis por transmitir as informações aos presentes.
“O saneamento é uma das principais demandas de Belém, cidade que fica no mesmo nível do mar e que sofre com os alagamentos”, diz o prefeito Edmilson Rodrigues. “A participação das comunidades sobre o andamento das obras é uma conquista de nossa gestão democrática.”
Comunidade atuante
Para o bacharel em Direito Argemiro Neto, 38 anos, conhecer a fundo as ações do projeto ajuda a manter a comunidade ciente do trabalho da Prefeitura nos bairros. “Com essa reunião foi possível observar que agora o Programa está sendo administrado de forma competente”, ressalta Argemiro. “Depois de tanto abandono do projeto, esse governo assumiu o compromisso de executar e concluir as obras. Agora a gente pode apresentar realizações concretas à comunidade”.
A artesã Estela Figueiredo, 50 anos, moradora do bairro da Cremação ,ficou muito feliz de ouvir sobre o andamento dos projetos da Prefeitura para a vizinhança dela. “A maioria das pessoas ouve falar mas não conhece o projeto”, diz Estela. “Hoje eu finalmente pude entender os motivos da nossa área encher tanto em cada chuva e também descobrir como está o andamento dos projetos da prefeitura para diminuir o problema”.
Para Estela, esse conhecimento é muito válido porque pode finalmente conversar com os vizinhos. “Com essas visitas nas secretarias, podemos conhecer melhor tudo o que a Prefeitura vem fazendo e conversar com as comunidades”, explica.