Chegou a vez dos moradores da Bernardo Sayão entre Fernando Guilhon e Quintino Bocaiúva receberem os cadastradores sociais da Prefeitura de Belém, por meio das equipes da Subcoordenação Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estrada Nova – Promaben e do Consórcio TPF/Synergia. As esquipes percorrem o trecho até o dia 20 de maio, cadastrando as famílias de 265 imóveis.
A coleta dos dados socioambientais é parte de um conjunto de ações que começa com a mobilização dos moradores que recebem panfletos explicativos e são instruídos sobre quais documentos são necessários e quem pode responder ao questionário do cadastro socioambiental.
Em seguida é feita selagem dos imóveis. As equipes de engenharia fazem a demarcação da linha da obra e identificam os imóveis com a placa de selagem, um adesivo com o número do cadastro social, que é colado nas fachadas das casas das famílias que responderão ao cadastro socioambiental.
Após o cadastramento socioambiental, os imóveis recebem novamente as equipes de engenharia para os estudos de avaliação a partir do cadastro físico que consiste na medição detalhada dos imóveis para uma avalição atualizada de acordo com os valores de mercado vigentes.
A retomada das obras do Promaben na Bernardo Sayão encontra-se nesta fase, o primeiro trecho está recebendo os cadastradores físicos e agora começa o cadastramento social do segundo trecho.
A expectativa é de que até o mês de julho, sejam percorridos os seis trechos em que está dividida a Avenida Bernardo Sayão.
Texto
Marcia Lima