O que você procura?

ETE - Estação de Tratamento de Esgoto

Com capacidade de tratar em média 143,26 litros de esgoto sanitário por segundo, a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) vai garantir saúde, saneamento e qualidade de vida para 84 mil moradores do bairro do Jurunas e partes da Batista Campos, Cidade Velha e Condor, além da Orla de Belém, Miolo do Jurunas e do Conjunto Habitacional e Comercial. A primeira etapa da construção da ETE já está em andameto, com a Ordem de Serviço assinada em 31 de março de 2023

A ETE, que ficará localizada na Avenida Bernardo Sayão, esquina da Travessa Quintino Bocaiúva, transformará água suja em efluentes reutilizáveis, ou seja, retirará do esgoto sanitário os componentes contaminantes para só depois de limpo despeja-lo no rio Guamá por meio de um emissário subaquático com extensão de 1.000 metros.

Além da ETE, compõm ainda o Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova sete Estações Elevatórias de Esgoto e 50 quilômetros de redes de esgoto que serão interligadas com 21 mil casas, sem custo algum para os moradores. A Prefeitura vai investir R$ 26 milhões na construção da ETE e mais R$ 80 milhões para a implantação das redes de esgoto.

A partir da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário da Bacia da Estrada Nova, a água da chuva será coletada pela rede pluvial e levada pelos canais até o Canal de Descarga para serem despejada no rio. Já o esgoto sanitário será coletado diretamente nas casas e enviado pela rede de coleta de esgoto para a ETE, por meio de estações elevatórias. Só depois de tratada a água será devolvida para o rio. Com isso a Prefeitura evitará que 10 milhões de litros de esgoto sem tratamento continuem sendo jogados no rio Guamá todos os dias.

Status: Em andamento.