Duplicação da Bernardo Sayão

Já está em licitação a duplicação da Avenida Bernardo Sayão, no trecho entre as Ruas dos Tamoios e Mundurucus. E para o primeiro semestre de 2023 está prevista a continuação da duplicação da Avenida Bernardo Sayão, referente ao trecho entre a Rua dos Mundurucus e a Avenida Engenheiro Fernando Guilhon.

Com intenso fluxo diário de veículos, pedestres e ciclistas, a Avenida Bernardo Sayão é uma das principais vias coletoras dos bairros do Jurunas, Condor, Cremação e Guamá que compõem a Bacia Hidrográfica da Estrada Nova. A ocupação desta via se deu de maneira desordenada, em cima dos canais, com característica mista de comércios informais e residências.

Um canal artificial a céu aberto, sem revestimento, ao lado da via, funciona como uma calha receptora da drenagem de toda a Bacia Hidrográfica da Estrada Nova. Há também o aporte de efluentes sanitários desta bacia hidrográfica neste canal sem nenhum tipo de tratamento prévio.

É necessário e urgente, portanto, melhorar as condições socioambientais e a qualidade de vida da população daquela bacia, por meio da estruturação do canal e a duplicação da Avenida Bernardo Sayão, com a instalação de aduelas para o melhor escoamento das águas pluviais, além de obras de microdrenagem, sistema viário, urbanização, sinalização e melhorias do sistema de abastecimento de água.

Status: Em processo licitatório para execução de obra.