O que você procura?

Reaproveitamento de Pneus é tema de oficina do Promaben

Mulheres do bairro da Condor, Jurunas e Cremação participaram, na manhã desta segunda-feira, 14, de uma Oficina de Reciclagem de Pneus, na Praça Milton Trindade. A oficina foi promovida pela Prefeitura de Belém, por meio do Programa de Educação Ambiental e Sanitária  – PEAS do Projeto Social do Programa de Saneamento da Bacia da Estada Nova – Promaben, com realização do Consórcio TPF/Synergia.

Os pneus podem se tornar um problema ambiental gravíssimo, uma vez que levam em média 600 anos para se decomporem na natureza. O Brasil descarta 450 mil  toneladas de pneus por ano. Isso equivale a cerca de 90 milhões de unidades que ainda podem se tornar criadouros de insetos transmissores de doenças como o Aedes aegypti, vetor da dengue, da zika e da chikungunya.

Com o objetivo de dar um destino diferente aos pneus, uma oficina de reutilização do material foi realizada pelo artesão Orlando Serra. Orlando já tem experiência com a produção de floreiras a partir de pneus descartadosb.

“A ideia de reutilizar os pneus veio da minha própria família que sempre trabalhou com arte e me mostrou que utilizar esse tipo de material poderia ajudar a nossa família a conseguir recursos para a nossa sobrevivência, além de ajudar o meio ambiente”, conta o artesão.

As mulheres saíram da oficina com a ideia do que poderia ser utilizado depois para garantir a própria sobrevivência. Uma delas é Elisa do Nascimento, de 52 anos, que acredita ser importantíssimo essa troca de vivência e experiências com os outros. “Os momentos dessas oficinas foram importantíssimos porque podemos levar esses conhecimentos para os outros e compartilhar aquilo que aprendemos. Muitas vezes jogamos no lixo coisas que podem se transformar em instrumentos do cotidiano”, aponta.

A programação do PEAS prevê que essas oficinas sejam realizadas durante dois anos e meio oferecendo um meio de vida para as famílias e uma solução para o excesso de resíduos sólidos descartados incorretamente na cidade, além de promover educação ambiental que é um dos objetivos do Programa.

Compartilhe esta notícia:

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Email

Notícias relacionadas: